Centelha Goiás é o 3º maior do país em número de ideias inovadoras

Programa recebeu 917 inscrições e coloca o Estado entre os de maior potencial inovador do Brasil

Goiás é o terceiro estado com o maior número de ideias inovadoras de negócio registradas no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha). As inscrições foram encerradas nesta segunda-feira (21) e o estado contabilizou 917 ideias inscritas e 2.185 empreendedores cadastrados.

As ideias foram registradas em 64 municípios de todas as regiões do estado, com destaque para Goiânia (481), Rio Verde (101) e Aparecida de Goiânia (48). A maioria das propostas de negócio tem como tema tecnologia social (33%), automação (11%) e TI e Telecom (10%).

No que se refere ao setor de atuação das ideias submetidas, destacaram propostas inovadoras nas áreas Social (246 ideias), de Saúde e Bem-Estar (207 ideias) e de Comércio e Varejo (187 ideias).

Perfil Empreendedor

Seguindo a tendência dos números nacionais do Programa, o perfil mais comum entre os empreendedores goianos cadastrados no Centelha é de homens, com idade entre 31 e 40 anos, com ensino superior ou pós-graduação.

No entanto, inscritos com idade entre 18 e 24 anos formam o segundo maior grupo de participantes. Outros 18 participantes com mais de 61 anos também estão inscritos no programa.

O Centelha Goiás registrou ainda um percentual de 28,7% de mulheres inscritas, média maior que a nacional, que é de 25,4%.

Centelha

O Centelha é executado pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O principal objetivo da iniciativa é estimular a criação de negócios inovadores e fomentar a cultura empreendedora no estado.

 A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.

NÚMEROS DO CENTELHA EM GOIÁS

  • 2.185 Participantes
  • 917 Ideias inovadoras submetidas
  • 64 Municípios envolvidos
  • Mais de 45 Instituições de ensino, pesquisa e tecnologia envolvidas
  • 35 Setores envolvidos na aplicação de edeias (Social, Saúde e Bem-Estar, Comércio e Varejo etc.)
  • 18 Temáticas de ideias submetidas (Tecnologia Social, Automação, TI e Telecom etc.)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo