Campus Party em Goiás terá desafio hackathon com foco em soluções na área do turismo

Times que participarem da maratona tecnológica vão oferecer alternativas para que os turistas conheçam melhor Goiás e consigam maior suporte para hospedagem, alimentação e visualização dos destinos

O turismo é o tema do grande desafio do hackathon da Campus Party Digital em Goiás. O objetivo é criar formas para que os turistas conheçam melhor Goiás e consigam maior suporte para hospedagem, alimentação e visualização dos destinos. O projeto vencedor será divulgado durante a CP Digital, que acontece entre os dias 22 e 24 de julho, de maneira híbrida, com cinco palcos 100% online e o Palco Goiás, diretamente do Passeio das Águas Shopping, na região Norte de Goiânia. A palestras poderão ser vistas neste link.

A escolha da temática para o hackathon partiu da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Servidores da Goiás Turismo e integrantes do trade turístico goiano são os mentores dos grupos formados para o hackathon. Foram inscritos nove times, que têm como missão desenvolver ideias e soluções tecnológicas para o turismo de natureza em Goiás. Apesar do desafio ser voltado para o regional, campuseiros de diversas localidades estão participando.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, esta é uma ótima oportunidade para fomentar o turismo de natureza. “É muito importante aliarmos a tecnologia ao turismo e atrair desenvolvimento para esse setor da nossa economia. Nossa expectativa é positiva”, relata.

Servidora da Goiás Turismo e coordenadora do Caminho de Cora Coralina, Alexandrina Alves, ministrou mentoria para um dos grupos participantes. Ela conta que achou muito interessante a experiência, já que os integrantes dos times têm formação em diversas áreas e entendem muito de tecnologia. Como a maioria não tinha conhecimento dos destinos turísticos do Estado, o papel dela foi contar sobre as localidades menos conhecidas pelo público geral. “Expliquei como são as 10 regiões turísticas de Goiás e falei também sobre nossos parques”, afirma.

Segundo o gerente de Fomento às Incubadoras Tecnológicas e Startups da Sedi, Carlos Magno, o Governo de Goiás escolheu o turismo para o hackathon pensando na retomada econômica. A equipe vencedora ganhará um programa de pré-aceleração na renomada aceleradora carioca Sai do Papel, além do apoio da Goiás Turismo. “É sempre bom lembrar que o foco da solução é o cidadão, é ajudar os turistas que queiram visitar Goiás e conhecer nossos pontos de ecoturismo”, emenda.

Hackathon

O Hackathon Reboot The Word é uma maratona de tecnologia com o objetivo de encontrar soluções para problemas de diversos segmentos usando a tecnologia como meio. Durante o evento, os participantes podem escolher um dos desafios/temáticas disponíveis, encontrar outros parceiros para formar seus times, caso ainda não esteja formado, e desenvolver soluções.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo