Área de Tecnologia do Estado vai ampliar sua atuação

Por meio de soluções tecnológicas e oferecimento de dados confiáveis, a TI deve passar de simples suporte técnico para uma área de suporte a tomada de decisões

 

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, esteve reunido na quinta-feira (21) no final da tarde com o superintendente da Central de Tecnologia da Informação, André Luiz Gonçalves Campos, para discutir as políticas de tecnologias da informação para o Estado e o alinhamento entre a SCTI e a área de tecnologia da informação da secretaria de Economia.

Segundo o secretário, a área de Tecnologia da Informação tem como prioridades aumentar o nível de padronização dos sistemas corporativos e da estrutura de TI dentro do Estado, criar um sistema de inteligência que una informações de todas as secretarias e órgãos do Estado e outros dados e ainda a modernização dos serviços para o atendimento ao público.

Participaram da reunião o gerente de Governo Eletrônico da SCTI, Gustavo Vieira Tomas e o gerente de Tecnologia de Secretaria de Segurança Pública (SSP), Cássio Oliveira Camilo.

Na ocasião, o superintendente André Luiz Campos falou sobre projetos que já estão em desenvolvimento. O principal deles é o de Big Data, que vai organizar os dados de todos os órgãos e instituições ligadas ao Estado e torná-los acessíveis aos gestores públicos. “O objetivo é atender melhor, com mais precisão, as demandas da população”, ressalta.

Segundo André Luiz Campos este projeto é uma das prioridades definidas pelo secretário Adriano da Rocha Lima, que trouxe esta expertise do mercado corporativo para o Estado por perceber a importância desta ferramenta para a gestão pública.

“Este é um projeto que vai envolver diversas áreas. O objetivo é auxiliar os gestores públicos do Estado no planejamento de suas ações, nas mais diversas áreas, possibilitando o cruzamento de dados, análise e previsão de cenários. Influenciando diretamente nas tomadas de decisões”, explicou.

Outros projetos também estão em andamento na SCTI. Na gerência de Serviços e Atendimentos, que hoje atua somente em questões de operação dos sistemas das pastas, deverá oferecer também outras soluções tecnológicas aos órgãos do governo, como, por exemplo, a aferição de qualidade de atendimento ou serviço prestado, entre outras.

O Governo Eletrônico, área responsável pelos sites do Estado (identidade visual, padronização de conteúdo e acessibilidade) agregando também a implantação de intranets, portais, e-mails. Nesta área, há propostas para a implantação de um Portal de Serviços e um Portal Cidadão, que terão como foco a melhoria do acesso a informações e serviços pela população. Dentro da Gerência de Infraestrutura Técnica, responsável pela gestão e desenvolvimento de sistemas corporativos, datacenter e telecom do Estado, um dos trabalhos que estão sendo realizados é a criação de um cadastro único para acesso aos sistemas e a inserção dentro do ComprasNet de um banco de preços, para auxiliar os setores de compras do Estado. 

O superintendente da Central de Tecnologia de Informação do Estado informa ainda que a área está trabalhando em diversos outros projetos com foco na melhoraria da gestão pública por meio de soluções baseadas em informações de qualidade, visando atender melhor a população.

 

Comunicação Setorial – SEDI

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo