Abertura da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás acontece nesta quinta-feira (21)

O evento vai promover debate sobre os caminhos da CT&I no estado para os próximos anos, e é uma das etapas para a 5ª Conferência Nacional de CT&I

Nos dias 21 e 22 de março, Goiás se tornará o epicentro das discussões sobre ciência, tecnologia e inovação com a realização da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás. O evento, que acontecerá no auditório da PUC Goiás, área IV, reunirá especialistas, pesquisadores, acadêmicos e representantes do governo para discutir os rumos da CT&I no estado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link: Conferência Estadual de CTI .

O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da PUC Goiás. A conferência será realizada de forma híbrida, com transmissão pelo canal da Secti Goiás no YouTube (@secti_go ).

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, a palestra magna será proferida pela diretora executiva do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG) & Deep Learning Brasil, professora Telma Woerle de Lima Soares, e, remotamente, pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho.

A abertura do evento, marcada para as 19h desta quinta-feira (21), contará com a participação do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, e da chefe da Assessoria do Conselho Nacional de Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Denise Aparecida Carvalho, representando a ministra Luciana Santos. Também estarão presentes a Reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Olga Izilda Ronchi, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Ariel, entre outras autoridades.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, ressalta a importância da Conferência para Goiás. “Este evento vai resultar em um documento que subsidiará a base de uma estratégia nacional de Ciência e Tecnologia. E a gente quer que os nossos pontos, as demandas de Goiás, estejam lá nessa estratégia. Então, a conferência estadual é o lugar e o momento para a sociedade, os pesquisadores, e todos envolvidos neste sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação falarem o que pensam, darem a sua contribuição sobre o que precisa constar nesta estratégia nacional”, frisa.

Eixos temáticos

Durante o segundo dia da conferência, no dia 22, das 8h às 12, os inscritos participarão de painéis e debates distribuídos em quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. Entre os mediadores de cada eixo estão nomes de destaque e especialistas do cenário nacional.

No período da tarde, das 14h às 17h, os conferencistas vão compilar as reflexões sobre os principais desafios e as contribuições para a agenda estadual e nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento será encaminhado à comissão organizadora da Conferência Nacional de CT&I.

Conferência Nacional

A conferência estadual é uma etapa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A conferência tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo