Programa Goianas na Ciência e Inovação
Objetivos: Promover políticas de simetria de gênero que empoderem meninas e mulheres a atuarem diretamente em áreas da ciência e inovação, estimulando o contato de meninas em fase escolar com temáticas voltadas para a tecnologia, e garantindo a permanência de mulheres em cursos de graduação e de pós-graduação ligados a áreas estratégicas do estado de Goiás, fomentando a iniciação científica e o empreendedorismo, reforçando políticas de imersão a tecnologias, ao desenvolvimento sustentável e o fomento à produção científica.
Como utilizar:
O programa é composto por 7 projetos com atuações em diferentes níveis para a inclusão de meninas e mulheres no mundo da tecnologia e inovação.
- 1. START – são priorizadas 50% das vagas no programa para o público feminino. A partir de agosto de 2024 a execução dos laboratórios será realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG e as inscrições serão divulgadas nas escolas públicas das cidades onde estão instalados os laboratórios.
- 2. Sukatech – são priorizadas 50% das vagas no projeto para o público feminino. As inscrições são abertas a cada ciclo de cursos e são divulgadas pelas redes oficiais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. As matrículas poderão ser efetuadas pessoalmente, na unidade da Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt (Rua BF – 25, esquina com Av JC – 15, Bairro Floresta/Goiânia); via WhatsApp (62) 4141-9800, ou por meio deste formulário.
- 3. Meninas em STEM – é um edital em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás com o objetivo de fornecer auxílio financeiro para a execução de projetos de extensão nas áreas de STEM (Ciências Exatas, Engenharias e Computação). Sua inscrição foi finalizada dia 15/04/2024.
- 4. Mulheres em STEM – é um edital em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa nas áreas de STEM (Ciências Exatas, Engenharias e Computação). Sua inscrição foi finalizada dia 15/04/2024.
- 5. Goianas S/A – A proposta é o estímulo a novos negócios inovadores que ocorrerá mediante o provimento de ferramentas, serviços e apoio gerencial e institucional a ideias promissoras com viabilidade técnica e mercadológica. Sendo o Programa Goianas na Ciência e Inovação constituído por uma trilha de fomento e formação, projeta-se que a pré-incubação evolua para futuros negócios. Sua inscrição acontece através do site https://efg.org.br/stais .
- 6. Edital ELEVE – é um programa do governo de Goiás em parceria com o Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador – CEEI HUB GOIÁS, que visa proporcionar apoio técnico e financeiro à ideação de projetos e empresas inovadores de base tecnológica (a saber, startups) geridas por mulheres a fim de que se tornem negócios viáveis e escaláveis. Sua inscrição está aberta no site https://hubgoias.org/edital-eleva/ até o dia 04/07. 7. Radar de fomento para ELAS – o projeto visa monitorar chamadas públicas dos atores de fomento brasileiros direcionadas ao espectro do gênero feminino, estudantes a partir do Ensino Médio, incluindo Educação para Jovens Adultos e Ensino Profissional e Tecnológico, à pós-graduação em Instituições de Ensino (IE) goianas. As ações serão prioritárias e não restritamente para as áreas de conhecimento das Ciências Exatas, Engenharias e Computação e meninas negras e/ou indígenas. É possível acessar o radar através do site https://goias.gov.br/inovacao/radar-de-editais/ .
Canais de atendimento:
Daniele Silva
Gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação
Email: daniele.ssilva@goias.gov.br
(62) 3269-3143