Secti lança cartilha sobre Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Evento contou com palestras sobre saúde mental e esclarecimentos sobre o Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS)

Dentro das ações da campanha Janeiro Branco, os servidores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) participaram nesta quarta-feira (24) do evento de lançamento da cartilha Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, elaborada pela Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secti. O secretário José Frederico Lyra Netto realizou a abertura do evento destacando a importância da iniciativa. “A campanha Janeiro Branco é para a gente trabalhar a questão da saúde mental e, principalmente, tirar os estigmas que existem em torno deste tema. A cartilha e este momento fazem parte de um processo. Este é um trabalho de construção, não acaba aqui”, ressaltou.

Durante o evento, a psicóloga e servidora pública estadual Cláudia Resende Alves Venturini ministrou palestra sobre a Saúde Mental no Ambiente de Trabalho. Ocasião em que ressaltou a importância do autoconhecimento para a percepção de quando podemos estar com a “mente com febre”. Venturini apresentou alguns pontos de atenção que os servidores devem observar. Além disso, falou sobre a necessidade de oferecermos apoio aos colegas que possam apresentar problemas de saúde.

José Frederico, titular da Secti, relacionou a saúde mental dos servidores com o seu desempenho. “A gente quer um ambiente acolhedor, no qual você possa ser quem você é, e possa dar o seu melhor. Sabemos que times de alto desempenho são times que lidam melhor, trabalham melhor a parte emocional. A gente quer que a Secti seja este ambiente. Nós somos um time de muitas ações e realizações, e tenho certeza de que 2024 vai ser ainda maior”, concluiu.

A psicóloga e servidora da Gerência de Saúde e Segurança do Servidor (GECSSS) da Secretaria de Administração, Maria da Conceição Santos Sousa, apresentou aos servidores da Secti o Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), que tem como objetivo oferecer apoio psicossocial aos servidores do Poder Executivo, por meio de atendimento psicossocial online.

Próximo encontro

A partir de fevereiro, a Secti realizará mensalmente rodas de conversa sobre o tema Saúde Mental. A primeira roda está prevista para o dia 7 de fevereiro, com a condução do psicólogo Leandro Loose.

O evento contou com a colaboração também dos seguintes servidores da Sead: Fabiana de Araújo Falcomer dos Santos, superintendente da Central de Desenvolvimento Estratégico de Pessoa, Elieser da Silva Rodrigues, gerente de Perfil e Alocação de Pessoas, e Leandro Loose Guimarães, psicólogo congnitivo comportamental.
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo