Secti recebe Selo Diamante no Prêmio Goiás Mais Transparente

Ao todo, 51 órgãos e entidades foram avaliados e, desses, 25 atingiram 100% de excelência

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) divulgou, na manhã desta quinta-feira (7), o resultado da 5ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente do Programa Compliance Público de Goiás, como parte das ações da Semana Internacional de Combate à Corrupção. A iniciativa premia os órgãos, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista do estado como forma de incentivá-los a aprimorar o processo de fornecimento de informações ao cidadão. Durante o evento, no auditório do TRT 18ª Região, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) levou o Selo Diamante, nível máximo de transparência dentro do ranking.

Os órgãos e entidades receberam Selos de Qualidade de Transparência Pública em níveis: Diamante, Ouro e Prata. O primeiro é uma das novidades desta edição e, para recebê-lo, os órgãos e entidades estaduais deveriam atingir entre 95% e 100% do nível mínimo de transparência, além de 100% dos critérios essenciais. Dos 51 órgãos e autarquias avaliadas, 25 conquistaram 100% e, 36 dos 38 restantes, alcançaram 94,64%. A Secti atendeu 100% de todos os critérios e itens requisitados pelo prêmio.

O Chefe de Gabinete da Secti, Thiago Pereira da Silva, comemorou o resultado da pasta. “É uma grata satisfação alcançar o índice de 100% na transparência pública, o que demonstra o comprometimento de toda equipe da Secti com os cidadãos e com a Administração Pública”, frisa. O Goiás Mais Transparente utiliza metodologias de avaliação da transparência ativa e passiva, desenvolvidas pela CGE e pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). O público-alvo foi dividido em duas categorias: a primeira formada pelos órgãos, autarquias e fundações; e a segunda por estatais, empresas públicas e sociedade de economia mista, em razão das particularidades que têm em relação à lei.

Focado no segundo eixo do Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo de Goiás, que é a Transparência, o Goiás Mais Transparente visa tornar o caminho para a melhoria nos serviços prestados pelo Estado à sociedade não somente uma norma a ser cumprida, mas um caminho natural. Uma etapa de autoavaliação dos órgãos e entidades foi incluída nesta edição como forma de tornar o processo ainda mais participativo. De forma colaborativa, os órgãos e entidades avaliaram suas páginas de acesso à informação

“As duas metodologias são divididas em dimensões, critérios e itens, sendo que os critérios são divididos em três níveis: essenciais, obrigatórios e recomendados. Os essenciais definem se órgão terá selo de qualidade em transparência ou não”, explica o presidente do Conselho de Transparência e Combate à Corrupção e secretário-chefe da CGE, Henrique Moraes Ziller. Ainda segundo Ziller, a grande novidade deste ano é “que todas as informações têm que ter filtro de pesquisa”.

 

Fotos: Edinan Ferreira

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo