Inova Export: participantes recebem diploma do curso de Espanhol Empresarial
Reunião estratégica também foi pautada pela avaliação do programa e antecipação das expectativas para a próxima edição
O Hub Goiás, no Setor Leste Universitário, foi palco nesta quinta-feira (30) do evento de entrega dos certificados de conclusão do curso de Espanhol Empresarial, oferecido pelo Centro de Línguas da UFG, aos empresários e membros da equipe do Inova Export. Desenvolvido pelo Governo de Goiás, via Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Goiás (UFG), o Inova Export é uma iniciativa pioneira de apoio à exportação para empresas goianas de base tecnológica.
O encontro incluiu o recebimento do diploma, simbolizando não apenas a conclusão do curso, mas também o investimento no desenvolvimento de habilidades essenciais para a internacionalização de empreendimentos. Segundo a professora do Centro de Línguas da UFG, Joelma Rodrigues, todo o curso foi estruturado para fechar negócios. “As aulas foram pensadas a partir de situações práticas que eles vivem, por exemplo, conversar com possíveis clientes e elaborar estratégias de vendas”, explica.
Ao todo, foram 60h de aulas concluídas em menos de um ano e meio. “Reestruturamos o que é oferecido no curso tradicional, pois os objetivos dos alunos são outros. Então, guardamos os livros de gramática e trabalhamos a conversação e a turma respondeu muito bem”, comemora a professora.
Segundo a superintendente de Inovação Tecnológica da Secti, Lidiane Abreu, a entrega dos diplomas de espanhol empresarial ressalta a importância do domínio de línguas estrangeiras como uma ferramenta crucial para o sucesso nos negócios internacionais. “A fluência em línguas estrangeiras pode ser um diferencial estratégico para empresas e profissionais que buscam internacionalizar seus negócios. Nosso objetivo é diminuir as barreiras e o espanhol pode ser uma ponte para estabelecer conexões com parceiros, clientes e investidores em países da América Latina.”
Os participantes do Inova Export também puderam avaliar o programa, discutir as expectativas para a próxima rodada e, principalmente, comemorar os avanços conquistados até o momento. Focado em criar um ambiente propício à internacionalização, o Inova Export se destaca por sua abordagem em novas fases, desde a sensibilização até a preparação para a comercialização internacional. De acordo com a superintendente, em 2024 o programa terá “novo nome e nova roupagem”.
Fotos: Secti
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás