Governo de Goiás discute cooperação com a República Tcheca
Áreas como Saúde, Agricultura com Tecnologia e Economia Criativa estão na pauta prioritária de cooperação entre o Estado de Goiás e o país europeu; embaixadora Pavla Havrlíková esteve na Secti nesta quarta-feira (14)
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto, recebeu na manhã desta quarta-feira, 14, a visita da embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, para discutir uma possível colaboração entre o Estado de Goiás e o país europeu. Na conversa, também foram apresentadas empresas tchecas da área tecnológica.
Na reunião, foram debatidas possíveis cooperações principalmente nas áreas de Saúde, Agricultura com Tecnologia e Economia Criativa. A parceria pode abranger ainda setores como Sustentabilidade, Capacitação Tecnológica e Transformação Digital.
Pavla Havrlíková apresentou um pouco da cultura cervejeira de seu país, que está entre os maiores produtores de cerveja e o terceiro maior exportador de lúpulo do mundo. A embaixadora demonstrou ainda o interesse em divulgar em Goiás a dança e a música típica da República Tcheca.
“Ficamos muito felizes em ver o interesse deles em Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, inclusive, a ideia é receber uma apresentação cultural deles em outubro, no Basileu França”, afirma o secretário em referência à Escola do Futuro de Goiás em Artes, que fica em Goiânia.
Participaram do encontro, além do titular da pasta e da embaixadora da República Tcheca, Hugo de Paula, representante da empresa Tcheca CZ Armas; Alan Carvalho, superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica; Lidiane de Abreu, superintendente de Inovação Tecnológica; Sara Silva, gerente de Internacionalização de Empreendimentos Inovadores; e Maria Rita Motta, gerente de Fomento à Tecnologia Digital.