Professores da rede pública participam de capacitação em técnicas de low code

Empreendedorismo e inovação, gamificação e prototipação de ideias são os temas da formação dos professores; curso faz parte de projeto idealizado pela Secti e Seduc, com tutoria do Ceia/UFG

Mais de 40 professores da rede pública estadual de ensino e das Escolas do Futuro de Goiás estão participando de curso sobre criação de soluções inovadoras. O curso, idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), conta com a tutoria do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG).

A capacitação dos professores faz parte das ações do Projeto Low Code, que vai da concepção de uma ideia à prototipação do projeto, e está dividido em três etapas: Formação de Professores; Bootcamp, que será realizado de 15 a 17 de maio na Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia; e é finalizado com a participação dos alunos no Hackathon Low Code na Campus Party 2023, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que faz mais uma edição em Goiás de 7 a 11 de junho, numa parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Secti, e o Instituto Campus Party.

O objetivo do Projeto Low Code é desenvolver competências do pensamento computacional, além de habilidades de programação e empreendedorismo, em crianças e jovens de 9 a 20 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica. Neste sentido, a formação dos professores é a primeira etapa do projeto. O curso tem carga horária de 40 horas.

Na grade curricular do curso estão conteúdos formativos de “Empreendedorismo e inovação”, “Gamificação em equipes” e “Prototipando minha ideia”. Os professores participantes vão orientar 186 alunos que participarão do Bootcamp, a segunda etapa do Projeto, a fim de desenvolver competências do pensamento computacional e habilidades de programação e empreendedorismo.

Segundo a gerente de Educação Profissional e Tecnológica da Secti, Mychelly Simões, o curso proporciona aos participantes a troca de conhecimentos e experiências, possibilitando o aprendizado e o aprimoramento de práticas de técnicas low code, estimulando a busca pelo desenvolvimento contínuo, pela multiplicação do conhecimento e por melhores níveis de desempenho em cada ocupação.

Projeto

O Projeto Low Code teve início em 2022, resultando na participação de 156 alunos da rede estadual de ensino na Maratona Low Code dentro da edição da Campus Party Goiás 2022. Para a edição 2023, o projeto foi ampliado incluindo a participação de alunos de professores das Escolas do Futuro, alcançando um número ainda maior de crianças e jovens. A Seduc também incluiu alunos indígenas e quilombolas.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo