Sedi promove workshop sobre o Uso das Tecnologias nos Serviços Públicos 

Sedi apresentou como a inovação, inteligência artificial e o uso de big data têm sido utilizados para melhoria de serviços públicos em Goiás, evento faz parte das ações da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Uso da Tecnologia para Melhoria dos Serviços Públicos foi o tema central da programação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) dentro da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada hoje (19) pela manhã, no Auditório Mauro Borges no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer como a inteligência artificial, big data, entre outras ferramentas tecnológicas e de inovação estão sendo utilizados pelo Governo de Goiás com objetivo de melhorar os serviços públicos, subsidiar tomada de decisões e elaboração de políticas públicas.  

Na abertura do evento, o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, falou sobre a importância do evento como forma de apropriar a população de informações sobre a ciência. “A Semana tem como objetivo tocar as pessoas, para que todos possam conhecer o que tem sido feito em termos de tecnologia, e tenham oportunidade de consumir nesses dias um conteúdo científico”, ressaltou.

O reconhecimento das ações de TI, voltadas para a melhoria da prestação de serviços públicos em Goiás, também foi comemorado pelo secretário Marcio. “Temos recebido reconhecimento e prêmios em diversos eventos da área de inovação e tecnologia, nacionais e internacionais”, frisou. Outro motivo de orgulho é o Expresso 2.0, que tem recebido avaliações muito positivas pela população. “A plataforma (Expresso 2.0) está cada vez mais próxima do que a cada cidadão precisa e deseja, todo dia temos uma novidade, uma melhoria”, explicou.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Michel Moraes, falou sobre os pilares do Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Estado de Goiás, onde estão os objetivos e metas a serem alcançadas pelo time de TI do governo.  “Apoiar as políticas públicas do Estado de Goiás, por meio do uso da tecnologia, garantindo o controle e reduzindo gastos, servindo como ferramenta de apoio à tomada de decisões, entre outros pontos, fazem parte dos pilares do Plano Diretor de Tecnologia da Informação”, explicou.

Como exemplo do uso destas tecnologias pelo Governo de Goiás, os presentes puderam conhecer melhor o Expresso 2.0, que hoje está com uma navegação mais intuitiva, acessível e simples, sendo apresentado pela gerente de Governo Digital, Tânia de Fátima Araújo Rocha. Já o gerente de Inovação e coordenador do Laboratório de Inovação de Goiás (Ligo), Alaor José da Silva Júnior, apresentou como o uso da inteligência artificial pode resultar na simplificação de serviços, com a apresentação do case do Sistema de Ouvidoria do Estado de Goiás/CGE. Ele ainda falou sobre ciência de dados e big data, com os cases: Sistema Estadual de Informações Cidadãs (Seic), para subsidiar políticas públicas principalmente na área social, e o Hórus utilizado para gestão de sistema trânsito e outros.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo