Aplicativo desenvolvido por alunos da EFG de Santo Antônio do Descoberto é um dos 50 selecionados para exposição durante Innova Summit, em Brasília

Plataforma digital de mobilidade urbana já está disponível nos sistemas Android e iOS, e tem motoristas e usuários cadastrados de oito Estados, além de Portugal

A empresa Tilary, fundada por quatro alunos da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) Sarah Kubitschek, localizada em Santo Antônio do Descoberto e vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), foi uma das 50 selecionadas para a exposição da Brasil Startup, durante o Innova Summit, considerada uma das principais conferências latino-americanas na área de tecnologia e inovação.

O espaço dedicado a jovens empresários serviu como vitrine para que o público conhecesse o portfólio, produtos, serviços e novidades dos empreendedores. No caso da Tilary, a apresentação diz respeito à criação de um aplicativo de mobilidade urbana que oferece, por meio de uma plataforma digital, serviços de delivery, mototáxi e transporte particular, porém com uma taxa menor do que a cobrada pelos concorrentes 99 e Uber. A ferramenta já está disponível nos sistemas Android e iOS. 

“Esse é um diferencial que sempre iremos manter: onerar menos o motorista”, diz a customer success (CS) da EFG Sarah Kubitschek, Daniela Albo. Ela explica que alguns critérios levaram o app a ser escolhido para a exposição, como o desenvolvimento do projeto em pouco tempo e o fato de ser um empreendimento social. “A Tilary nasce da observação dos alunos da Escola do Futuro para sanar a ‘dor’ do meio de transporte na cidade; para transformar a realidade de Santo Antônio”, detalha. 

Para se ter uma ideia, o app cobre 41 bairros do município onde não rodam os concorrentes. Do dia 28 de maio, quando foi oficialmente lançado, até hoje, seis Estados, além de Goiás e do Distrito Federal, têm à disposição motoristas da Tilary: São Paulo, Rondônia, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. “E estamos com o processo de expansão para Portugal em andamento”, exemplifica Daniela.  

Cinco goianas entre 50
De acordo com o presidente da Brasil Startups e um dos principais palestrantes do Innova Summit, Hugo Giallanza, a Tilary foi uma das cinco empresas goianas dentro do rol seleto das 50 escolhidas para essa última exposição realizada em Brasília. “Um bom termômetro para saber sobre o futuro do empreendimento é avaliar o nível de indignação dos empreendedores, a vontade de resolver um problema. Essa inquietude, esses jovens têm; é um time multidisciplinar”, considera Giallanza sobre os estudantes Lucas Carneiro e Luiz Fernando, ambos de 17 anos; e Gabriela Dourado e Thalis da Silva, os dois de 16 anos . 

O presidente da Brasil Startups ainda considera que o fomento em tecnologia e inovação, de acordo com a vocação de cada município, pode ser uma grande saída para o desenvolvimento de regiões vulneráveis socioeconomicamente, como é o caso de Santo Antônio do Descoberto.

O Innova Summit é promovido pelo Instituto Conecta Brasil, com parceria da Secretaria de Turismo do DF e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF. 

Escolas do Futuro
As Escolas do Futuro foram criadas pelo governador Ronaldo Caiado como forma de reestruturar o ensino técnico e profissionalizante do Estado e alinhá-lo às demandas de tecnologia e inovação exigidas pelo mercado de trabalho atual. Além da unidade Sarah Kubitschek, onde estudam os jovens criadores do app Tilary, há mais três em operação: José Luiz Bittencourt e Basileu França, ambos em Goiânia; e Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia. Todas as EFGs oferecem cursos gratuitos para a comunidade.   

Fotos: Arquivo

Legenda:
Criadores do aplicativo de mobilidade urbana Tilary com a CS da EFG de Santo Antônio do Descoberto, Daniela Albo, em Brasília: jovens contam com apoio do Governo de Goiás, por meio da Sedi

Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Governo de Goiás
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo