Em Brasília, Governo de Goiás é reconhecido como segundo estado com melhor oferta de serviços digitais
Premiação também rendeu a Goiás reconhecimento de terceiro lugar na categoria Variação Nominal no Índice ABEP-TIC entre 2021 e 2022, por ter saído da sétima para segunda colocação em apenas um ano
O Governo de Goiás é o 2° Estado com melhor oferta de serviços públicos digitais e recebeu, nesta quarta-feira (22), a premiação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A cerimônia de entrega dos troféus, realizada no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), contou com a participação do secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, do secretário de Administração, Bruno D’Abadia, e da equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Sedi.
O levantamento realizado pela ABEP-TIC mostra que Goiás subiu cinco posições no ranking somente no último ano, já que em 2021 ele ocupava a sétima colocação. Por isso, o Estado também foi premiado pela terceira posição na categoria 'Variação Nominal no Índice ABEP-TIC entre 2021 e 2022'. A premiação é resultado dos investimentos realizados em tecnologia e na ampliação de serviços oferecidos na plataforma Expresso, que atualmente disponibiliza 110 atividades em formato digital para população.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, o segundo lugar no ranking é resultado da política de transformação digital adotada pelo Governo de Goiás desde 2019. “A entrega dos serviços digitais ao cidadão é uma prioridade. O Expresso é essencial e já rendeu a Goiás diversos prêmios. Os serviços oferecidos digitalmente variam desde tirar segunda via de CNH até fazer a prova de vida, facilitando a vida dos cidadãos em relação à mobilidade”, explica.
O secretário da Administração de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad), Bruno D’Abadia, enalteceu a parceria do Estado com a Abep, Governo Federal, Consad e BID, processo que evidenciou a necessidade de que as áreas de negócios e tecnologia somassem forças para intensificar o processo de digitalização dos atendimentos. “Universalizar o acesso aos serviços públicos requer entender as necessidades, desejos e interesses dos cidadãos, para que possamos estrategicamente analisar de que forma a tecnologia pode auxiliar nesse processo. O propósito da gestão pública é esse: servir ao cidadão com respeito e qualidade”, avaliou o titular da Sead.
Durante a cerimônia, o presidente da ABEP-TIC, Lutiano Silva, reconheceu o trabalho de cada estado que está envolvido na agenda da transformação digital do país. “Também é muito importante reconhecer o esforço dos estados que neste ano estão numa posição mais favorável. Acredito que o índice da ABEP tem sido não só um instrumento de premiar, mas também de querer ser mais. Muitos estados não tinham um direcionamento sobre o que transformar, por onde começar, e o índice passa a ser esse instrumento de norteamento e direcionamento”, disse Lutiano.
O subsecretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Michel, conta que Goiás é considerado um case de sucesso devido aos resultados apresentados em um curto período de tempo. “Quando começamos o processo de transformação digital, Goiás estava entre os dez piores estados em serviços digitais. Após um ano, estávamos entre os dez melhores. Em 2021, ocupamos a sétima colocação e agora subimos cinco posições em apenas um ano”, relembra. “Esta trajetória mostra que temos potencial para liderar o ranking e que estamos no caminho certo ao priorizar os interesses do cidadão”.
O Expresso é desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), da Administração (Sead), e Geral da Governadoria (SGG). Ele recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.
Secretaria de Desenvolvimento e Inovação – Sedi
Governo de Goiás