Governo de Goiás promove maratona de programação com alunos da rede estadual durante Campus Party
Atividade inédita é encampada pelas secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Educação (Seduc), com apoio da UFG e Sebrae. Primeiros colocados no Hackathon de Programação Low Code irão ganhar computadores recondicionados e bolsas de iniciação científica
Pela primeira vez desde 2019, a edição da Campus Party Goiás terá uma maratona exclusiva para alunos das escolas do Estado. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com apoio da pasta da Educação (Seduc), Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Hackathon de Programação Low Code será realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho, no shopping Passeio das Águas.
Ao todo, 26 equipes participam da competição. Cada uma delas é composta por seis estudantes dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) e dois professores que atuarão como mentores. O objetivo da atividade, que começou a ser desenhada ainda no ano passado, é desenvolver competências do pensamento computacional e habilidades de programação e empreendedorismo em crianças e jovens de 7 a 15 anos.
“Eles vão conciliar as oficinas de empreendedorismo com a prática da competição em si”, detalha o professor do Ceia, João Gabriel Junqueira, que acompanhou a preparação dos alunos. Aliás, um dos critérios para integrar o hackathon na Campus Party foi ter participado de um dos dois Bootcamps (campos de treinamento) organizados pelo Governo de Goiás e realizados nos municípios de Caldas Novas e Pirenópolis. Durante os eventos, os jovens foram estimulados a criar protótipos de softwares usando um tipo de programação de menor complexidade chamado de low code.
“Com o conhecimento adquirido, esses estudantes irão desenvolver soluções tecnológicas inovadoras em formato de aplicativo, voltados a problemas locais vivenciados pelos alunos e professores nos últimos anos”, continua João Gabriel.
As três melhores equipes do hackathon irão ganhar computadores recondicionados pelo programa Sukatech – sendo um para cada participante – e bolsas de iniciação científica, no valor mensal de R$ 100, pelo prazo de 12 meses, expedidas pelo Ceia.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – Governo de Goiás