Superintendência de Negócios Internacionais fortalece empreendedorismo com foco na exportação
Técnicos avaliam potencial de empresas goianas
Ao longo da última semana, a Superintendência de Negócios Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) comandou uma série de iniciativas e reuniões que vislumbram o fortalecimento do empreendedorismo goiano no mercado exterior. Parte da equipe esteve na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para tratar do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), uma parceria consolidada que conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
O objetivo do Peiex é capacitar empresas para que elas iniciem o processo de internacionalização de forma segura e planejada. Nesse sentido, representantes da superintendência visitaram a cachaçaria Vale do Uru, em Uruana, para avaliar o potencial exportador da empresa. Já em Goiânia, os técnicos da Sedi e o superintendente Alexandre César receberam o CEO da New Wash, Samuel Auad Júnior, que desenvolveu um produto inovador a base de carnaúba destinado à limpeza a seco de carros, embarcações, aeronaves e residências.
Produzir
Com cadeira no Conselho Deliberativo do Produzir, a Sedi também participou, por meio da Gerência de Comércio Exterior, da reunião da comissão executiva, na última semana. Na oportunidade, foi aprovado o ingresso de sete empresas no programa, com previsão de investimentos de R$ 4 milhões e geração de 51 empregos diretos, nos municípios de Anápolis, Goiânia, Ceres e Aparecida de Goiânia.
Na sede da Sedi, no 1o andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a equipe da Superintendência de Negócios Internacionais recebeu a visita do prefeito de São Domingos, Cleiton Gonçalves, para tratar da produção de energia eólica do município; e do secretário de Administração de Barro Alto, que apresentou as potencialidades da cidade a fim de atrair empresas e investimentos para a região.
Outras duas reuniões movimentaram a agenda da superintendência: com investidores internacionais, para atração de investimentos e fomento ao comércio exterior goiano; e com a Câmara do Comércio Brasil – Portugal Centro-Oeste, sucursal Goiás.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Governo de Goiás