Governo de Goiás realiza maratona tecnológica para preparar alunos da rede estadual para competição na Campus Party
O 2º Bootcamp Low Code será realizado entre os dias 4 e 6 de maio, em Pirenópolis; mais de 100 alunos do 6º ao 9º ano participam da imersão
O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e de Educação (Seduc), inicia, nesta quarta-feira (04/05), a 2ª Edição do “Bootcamp Low Code”. O evento será realizado em Pirenópolis entre os dias 04 e 06 de maio. O objetivo da programação é promover uma maratona tecnológica para os alunos do Ensino Fundamental das escolas estaduais goianas, que irão participar do Hackathon da Campus Party, que acontece no próximo mês.
Ao todo, serão 116 alunos do 6º ao 9º ano, divididos em 29 equipes monitoradas, cada uma, por um professor. Eles serão desafiados a desenvolver softwares utilizando ferramentas “Low Code”, ou seja, de baixa codificação. Esse tipo de linguagem tem a função de desenvolver interfaces fáceis e intuitivas para os usuários, além de representar visualmente processos e modelos em códigos antes de a implementação ser finalizada.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, o Bootcamp estimula não somente a criatividade dos adolescentes, mas também a capacidade de resolver problemas. “Os estudantes são provocados para desenvolver habilidades na produção tecnológica e também nas relações interpessoais; eles colocam em prática o que aprendem nas aulas de robótica e trabalham em equipe”, explica.
O conteúdo formativo será baseado em “Empreendedorismo e inovação”, “Gamificação em equipes'' e "Prototipando minha ideia”. Os professores poderão auxiliar os alunos a desenvolverem competências do pensamento computacional e habilidades de programação e corporativismo.
Sobre o Bootcamp
A primeira edição da maratona aconteceu em Caldas Novas, no último dia 23 de março. O primeiro Bootcamp reuniu 92 participantes, divididos em 23 grupos. Cada equipe criou um nome e desenvolveu ideia, justificativa, identidade visual, interface e um projeto de software, por meio da metodologia Canvas, que é uma ferramenta estratégica de gestão de negócios.
O torneio foi criado com o intuito de preparar os estudantes para o Hackathon que será realizado na Campus Party, entre os dias 15 e 19 de junho de 2022, no Passeio das Águas Shopping.