Governo de Goiás inaugura laboratório de robótica e beneficia alunos da rede estadual em Catalão
Iniciativa é fruto de parceria entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Goiás Social e Instituto Campus Party
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), inaugurou oficialmente o 10º laboratório Include, estrutura viabilizada por meio de parceria com o Instituto Campus Party, que visa capacitar adolescentes e jovens para as profissões do futuro. A unidade entregue fica no Colégio Estadual João Netto Campos, em Catalão.
“Vamos mudar o conceito de educação no Estado. Cada Include oferece curso de robótica e inovação para 75 alunos”, informou o governador Ronaldo Caiado durante solenidade de descerramento da placa, realizada na última terça-feira (19/4). Com investimentos de quase R$ 4,3 milhões, Goiás é a unidade federativa que vai implantar o maior número de laboratórios Include no Brasil: são 26, distribuídos por 23 municípios.
O titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, que esteve acompanhado no evento pela subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sheila Pires, destacou a importância da iniciativa para Catalão. “A inserção de robótica e programação no ensino fundamental ajuda os alunos a trabalhar com a construção de novos produtos, a entender sobre a internet das coisas, automatização das empresas”, exemplifica ao lembrar a vocação industrial, agropecuária e mineral do município. “Assim, criamos oportunidades para novas carreiras, para as profissões do futuro”, complementou.
“Vejo a iniciativa com muita gratidão, porque o Include vem trazer para Catalão uma nova perspectiva profissional para esses jovens e adolescentes”, enfatizou o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Rogério Mesquita. “Em uma região tão empreendedora como Catalão, um laboratório como esse é de extrema importância para a sociedade, porque conseguimos formar as crianças, dando a oportunidade para que, um dia, elas estejam nas indústrias da cidade”, acrescentou uma das três coordenadoras do Include no Estado, Thielle Cathia.
Parceria
Os laboratórios Include são fruto de uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Sedi, com o Instituto Campus Party. Eles têm como objetivo promover a inserção de jovens de baixa renda no mundo digital, por meio da oferta de cursos gratuitos voltados para a tecnologia e robótica. Em um só lugar, os alunos têm acesso a temas com metodologia e linguagem de software e hardware, desenvolvidos para promover a inclusão social e econômica.
Já foram inaugurados laboratórios Include nos municípios de Luziânia, Valparaíso, Alto Paraíso, Cavalcante, Aparecida de Goiânia, São Luís de Montes Belos, Catalão e três em Goiânia – nos bairros Jardim Novo Mundo, Setor Santos Dumont e Jardim Guanabara 2. Também participaram da solenidade de entrega do décimo laboratório a líder de projeto da Sedi Isabelly Paula Sousa e o gerente de Pesquisa, Projetos e Difusão de Tecnologias Avançadas, Thiago Angelino.
Fotos: Carla Lacerda e Lucas Diener
Legenda:
Governador Ronaldo Caiado e secretário estadual de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, descerram placa de inauguração do Laboratório Include, em Catalão
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Governo de Goiás