Em Caldas Novas, Governo de Goiás realiza primeira maratona tecnológica para estudantes da rede pública

Evento prepara jovens para participar da Campus Party, programada para junho deste ano

Alunos da rede estadual de ensino participam de quarta a sexta-feira (23 a 25/3), em Caldas Novas, do 1º Bootcamp do projeto Hackathon Low Code. O evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio das secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Educação (Seduc), e tem como objetivo desenvolver competências de pensamento computacional e habilidades de programa e empreendedorismo em crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. 

Os titulares da Sedi e da Seduc, respectivamente Marcio Cesar Pereira e Fátima Gavioli, abrem oficialmente o evento, na quarta-feira, às 18h30. A solenidade também contará com a presença do coordenador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG), professor Anderson Soares.

O Bootcamp faz parte da preparação dos alunos matriculados no ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano), na rede pública estadual, que irão participar do Hackathon Low Code, na Campus Party Goiás, que será realizada no próximo mês de junho.

O evento contará com 23 equipes, sendo que cada uma será composta por três alunos e um professor, totalizando 92 participantes. Durante o Bootcamp, as equipes terão que desenvolver uma aplicação (software) utilizando a ferramenta low code.

Preparação
Os professores da rede pública receberam formações para ajudar os alunos durante o Bootcamp. Cinquenta e três docentes participaram do curso Criando soluções inovadoras: da ideia à prototipação, realizado em duas turmas.  

Na oportunidade, foram trabalhados conteúdos como empreendedorismo e inovação, gamificação em equipes e prototipação de ideias. Os professores replicaram os conhecimentos para os 69 alunos que estarão presentes no Hackathon.

A ideia é que docentes e estudantes selecionados para o Hackathon em Programação Low Code participem dos bootcamps de modo a praticar os conhecimentos teóricos, para que estejam preparados para o desafio maior, que será o Hackathon da Campus Party.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo