Sedi compartilha realizações e perspectivas da pauta tecnológica em Goiás e no país

Encontro troca informações com ambientes de inovação e mostra trabalho realizado em Goiás para impulsionar o setor

Com ótima participação on-line e presencial, a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) reuniu, nesta quinta-feira (16), representantes de setores tecnológicos para compartilharem realizações e perspectivas em evidência na pauta tecnológica. A ideia é impulsionar o ecossistema de inovação em Goiás. Coordenado pelo titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, o encontro teve como objetivo principal a troca de informações de parte a parte sobre o status dos ambientes de inovação, suas necessidades e perspectivas.

A secretaria apresentou parte do trabalho realizado para impulsionar o ecossistema de inovação em Goiás, como as consultorias para modernizar o arcabouço legal de ciência, tecnologia e inovação, que colocará Goiás no topo dos Estados atraentes de investimento; para mapear e capacitar os parques tecnológicos do Estado, inclusive sobre captação de recursos internacionais e estudos vocacionais; para mapear os ecossistemas de inovação do Estado, para que a Sedi possa formular sua estratégia de apoio; e para estruturar o termo de referência, plano de trabalho e plano físico-financeiro para contratar gestora para o futuro Centro de Excelência em Convenções e Inovação de Goiás, em Anápolis.

Potencialidades

Além das consultorias, que são realizadas em parceria com a Unesco, foram apresentadas as regiões e suas potencialidades no Estado e as oportunidades para os ambientes de inovação, a exemplo das chamadas públicas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Os recursos apresentados envolvem projetos inovadores em várias áreas como laboratórios, centros de inovação, parques tecnológicos, centros avançados, cidades inteligentes e energias renováveis. A Sedi se propôs a apoiar as instituições na submissão de projetos, com objetivo conquistar recursos para o desenvolvimento de Goiás.

Participação

Além dos representantes da Sedi, a reunião contou com técnicos e gestores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Evangélica de Anápolis (Unievangélica), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Alpha Parque e Universidade de Rio Verde (Unirv), entre outros técnicos de parques tecnológicos, incubadoras, hubs de inovação e universidades.

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo