Internet satelital será disponibilizada nos assentamentos rurais até o final do ano
Projeto tem a finalidade de levar cursos de capacitação a assentados em idade produtiva
O projeto de internet satelital gratuita a ser disponibilizada pelo Governo do Estado nos assentamentos rurais deve começar a vigorar no final deste ano. Reunião no início deste mês definiu determinados pontos para agilizar a instalação, como a duração da aula semanal para uma hora. Outra ação acordada foi que cada pasta de governo ministre curso de capacitação dentro de sua especialidade para os assentados.
A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) vai oferecer 12 horas de curso de Comercialização em mídias digitais. Os cursos de Cooperativismo, associativismo e microcrédito serão os temas das 12 horas da Secretaria da Retomada (SER). Caberá à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e à Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) ministrarem, em 16 horas, as Técnicas do cultivo de hortaliças ou mandioca, bem como Boas práticas no processamento de hortaliças ou mandioca ou manejo de animais. Os cursos serão híbridos, ou seja, terão cargas horárias ministradas em parte, presencialmente, e, em parte, pela internet.
A internet satelital nos assentamentos rurais tem a finalidade de levar cursos de capacitação a assentados em idade produtiva. Pela avaliação da Sedi, foram aprovadas as instalações dos pontos de internet em 51 assentamentos rurais já estruturados e sugeridos pela Emater e Seapa, dos 58 previstos para receberem os benefícios. E, de acordo com a previsão anterior, serão definidos outros sete pontos pelo mesmo critério: de estrutura física, pessoal e técnica para receber o terminal de internet gratuito.