Governo de Goiás assina convênio com UFG para gestão da Escola do Futuro

A EFG, em suas cinco unidades no Estado, vai oferecer, ainda neste semestre, 10 mil vagas gratuitas de cursos de capacitação, qualificação, técnico e superior nas áreas de tecnologia e artes

O governador Ronaldo Caiado formalizou convênio com a Universidade Federal de Goiás para gestão da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG). O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), no Jardim das Jabuticabeiras, no Palácio das Esmeraldas. A EFG, em suas cinco unidades no Estado, vai oferecer, ainda neste semestre, 10 mil vagas gratuitas de cursos de capacitação, qualificação, técnico e superior. “Formação dos nossos jovens é o que existe de mais importante”, frisou o governador.

A Escola do Futuro traz uma nova proposta pedagógica para formação profissional em Goiás. Haverá a oferta de educação profissional tecnológica nas modalidades presencial, online e à distância (EaD) e, ainda, a prestação de serviços tecnológicos e fomento aos ambientes de Inovação (STAI).

As EFGs vão atuar nos eixos tecnológicos de “Gestão e Negócios” e “Informação e Comunicação”. Elas têm como proposta de trabalho atender as demandas inerentes à formação de profissionais com perfil voltado ao domínio de tecnologias inovadoras (base tecnológica). As principais formações técnicas na área de tecnologia serão em inteligência artificial, robótica, big data, data science e internet das coisas (IoT).

“Vamos capacitar os alunos para as novas profissões que estão surgindo a partir da tecnologia e atender ao setor produtivo. Hoje, o uso da inteligência artificial e robótica não são mais coisas do futuro, já são realidades. Elas estão cada dia mais presentes em nosso dia a dia”, ressalta o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

OFG

Com o convênio entre o Governo de Goiás, por meio da Sedi, e a UFG, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) será reformulada dentro da Escola do Futuro em Artes Basileu França. No momento, a OFG está em processo de contratação dos músicos por meio de editais abertos. No entanto, o maestro britânico Neil Thomson está confirmado no comando da orquestra.

A OFG, além de suas apresentações e gravações, também vai apoiar os alunos de música do Basileu França. “A introdução da Filarmônica dentro da escola vai melhorar, e muito, o processo de formação dos alunos e ainda na seleção dos músicos para a própria orquestra”, explica o titular da Sedi.

As Escolas do Futuro

José Luiz Bittencourt, em Goiânia

Em Artes Basileu França, em Goiânia

Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia

Raul Brandão de Castro, em Mineiros

Sarah Luisa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo