Passaporte digital para turistas vence hackathon na Campus Party Digital Goiás

Equipe Strike ganha programa de aceleração de cinco semanas na aceleradora Sai do Papel, do Rio de Janeiro

A equipe Strike, formada pelos jovens Clebson Fonseca, Karla Pereira, Josinaldo Júnior e Liggia Lima, venceu o desafio hackathon da Campus Party Digital Goiás. O time criou um passaporte digital para turistas e um sistema de controle para gestores de estabelecimentos turísticos. O anúncio ocorreu no início da noite deste sábado (24), no último dia do evento.

A Strike ganhou um programa de aceleração de cinco semanas na renomada aceleradora carioca Sai do Papel, além do apoio da GoiásTurismo para desenvolver o projeto. Também faturou R$ 2,5 mil, mais R$ 1 mil no iFood e ingresso para a Campus Party 2022, que será presencial.

“Independente do resultado, nós tínhamos planejado colocar o projeto em funcionamento, pois ele é muito bom. Agora, com a aceleradora, o aplicativo ficará melhor ainda”, revela Karla, amazonense que nunca pisou em Goiás. Aliás, nem os seus colegas, que são da Bahia e Paraíba. “O mentor (da GoiásTurismo) nos ajudou demais. Até sentimos o gostinho de conhecer o Estado. Também pesquisamos muito. Foi um trabalho árduo e recompensado”, emenda.

Karla e a equipe participaram de hackaton na Campus Party pelo terceiro ano seguido. Em 2019, ficaram em terceiro; ano passado, na maratona tecnológica em Goiás, conseguiram o segundo lugar. “Era questão de honra ganhar este ano”, conta Karla.

Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira não vê a hora de o aplicativo entrar em funcionamento. “É muito bacana ter os jovens pensando junto com a gente. Afinal de contas, são eles mesmos quem mais praticam o ecoturismo. Tenho certeza de que teremos uma excelente solução para o turismo goiano.”

O objetivo da maratona tecnológica era criar formas para que os turistas conheçam melhor Goiás e consigam maior suporte para hospedagem, alimentação e visualização dos destinos. Por outro lado, o projeto dará suporte à retomada das atividades do turismo com o aumento da vacinação contra a Covid-19.

“Vimos, em pesquisas recentes, que a prioridade das famílias brasileiras, no pós-pandemia, é voltar a fazer turismo. Por isso criamos um hackathon para buscar uma solução digital para um problema presencial no ecoturismo de Goiás”, afirma a superintendente de Inovação Tecnológica, Lidiane Abreu.

Em segundo lugar no hackathon ficou o time Neo Experience, que propôs um programa de recompensas que premia o usuário durante sua ações, propiciando a descoberta de novos destinos e novas rotas turísticas. Em terceiro ficou a Buddy – Seu Guia de Confiança, cuja ideia foi a criação de uma plataforma de turismo que busca unir o turista que deseja explorar um novo destino a um guia que o conhece profundamente.

Hackathon

O Hackathon Reboot The Word é uma maratona de tecnologia com o objetivo de encontrar soluções para problemas de diversos segmentos usando a tecnologia como meio. Durante o evento, os participantes podem escolher um dos desafios/temáticas disponíveis, encontrar outros parceiros para formar seus times, caso ainda não esteja formado, e desenvolver soluções.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo