Alto Paraíso e Cavalcante inauguram laboratórios Include

Unidades no Nordeste goiano vão atender estudantes em situação de vulnerabilidade social

O governador Ronaldo Caiado e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, inauguraram dois laboratórios Include no Nordeste goiano. No dia 27 de maio, a cidade contemplada foi Alto Paraíso de Goiás; no dia seguinte, Cavalcante. Já são seis laboratórios instalados em Goiás – Goiânia (2), Valparaíso (1) e Luziânia (1).

“No meu coração só tem um sentimento: levar às regiões mais carentes de Goiás o apoio e a mão estendida do Governo. O que eu puder destinar de verba para o Nordeste goiano, para resgatar a dignidade das pessoas, eu vou fazer, e enfrento essa discussão”, declarou Caiado.

Para Gracinha Caiado, os laboratórios são um legado do Governo de Goiás à população local. “O que o governador deixa aqui é o que existe de tecnologia mais alta. Esse Include, sem dúvida, é uma janela de possibilidades e oportunidades para todos esses jovens [inscritos]”, avaliou a primeira-dama.

Os laboratórios Include têm o objetivo de promover a educação, modernizar as práticas de aprendizagem e favorecer o ingresso de jovens no mercado de trabalho. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 930 mil nos seis laboratórios. A meta é atender a 1,8 mil estudantes goianos em situação de vulnerabilidade, até 2023.

Os laboratórios Include fazem parte do Programa Goiás Social, em parceria com Instituto Campus Party (ICP), que disponibiliza equipes para capacitar gratuitamente jovens de 12 a 20 anos nas áreas de robótica, computação e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e internet das coisas.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, a alta procura de alunos para inscrições no Include já demonstra o sucesso do projeto. “Sou muito grato por participar disso, porque vejo que o programa social de inclusão digital está dando certo”, pontuou Marcio. Nas duas cidades, 194 crianças e adolescentes fizeram inscrição para as 50 vagas online.

Os laboratórios já funcionam remotamente, com duas turmas de 25 alunos. No segundo semestre, em agosto, serão abertas mais 50 vagas online, em virtude da pandemia. Para 2022, está prevista as aulas presenciais nos laboratórios.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo