“Quero difundir a melhor educação em Goiás”, afirma Caiado, ao inaugurar mais duas unidades do projeto Include

Laboratórios em Luziânia e Valparaíso de Goiás já estão em funcionamento. Ao todo, são seis unidades no Estado, fruto de parceria com o Instituto Campus Party. Investimentos do Executivo somam R$ 930 mil

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quinta-feira (13/05), mais dois laboratórios do projeto Include, uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Social, e o Instituto Campus Party. As unidades estão na região do Entorno do Distrito Federal. O primeiro a ser entregue foi o do campus de Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Em seguida, foi a vez da estrutura instalada na Casa da Cultura Mestre Sabá, em Valparaíso de Goiás, ser apresentada.  Ao todo, o governo estadual investiu R$ 930 mil para montar e aparelhar os laboratórios.

Caiado destacou que, com a iniciativa, o Estado avança e oferece oportunidades iguais aos estudantes. “Quero difundir a melhor educação em Goiás para que possamos ser referência de qualidade nesta área”, ressaltou. Segundo o governador, o que o Include oferece é inédito em Goiás, com equipamentos que não têm nem mesmo em escolas particulares. “Temos que patrocinar, porque é a única maneira de conseguirmos dar melhor qualidade de vida e renda para as famílias”, afirmou.

O projeto é implantado, inicialmente, nas regiões com maior vulnerabilidade social. “Vamos dar dignidade às pessoas para que vivam com mais condições de saúde, educação, programa social e oportunidade de trabalho”, listou o governador. Goiás conta com seis laboratórios do Include já em funcionamento. Além dos inaugurados em Luziânia e Valparaíso de Goiás, a capital tem dois espaços. Mais duas estruturas serão entregues, em breve, no Nordeste goiano – Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante.

Conteúdo

Nos laboratórios será oferecida capacitação nas áreas de robótica, eletrônica, programação, sensores e mecânica. Oficinas sobre empreendedorismo e internet das coisas também estão na base curricular do Include. A iniciativa objetiva promover a inclusão social e econômica para aqueles que não possuem acesso à educação tecnológica, com o foco no desenvolvimento dessas habilidades.

Todas as unidades do Include contam com mobília e equipamentos para ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, entre outros materiais.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, pontuou que o governador faz questão de que a educação tecnológica esteja entranhada em todos os projetos, aliado com a parte social. “O Include traz inovação, pensamento crítico, resolução de problemas. Coloca uma possibilidade de emprego muito mais tecnológico, que esses alunos não teriam se não tivessem passado por essa experiência”, assinalou.

Ao falar sobre o projeto, o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, salientou que a iniciativa é um dos legados da Campus Party e vai permitir que o Estado seja inserido no mapa global da inovação. “Temos que ser vistos pelo Brasil e pelo mundo como quem produz e gera tecnologia”, disse. “Por meio dos poderes público e privado, e universidades, deve ser um espaço para que aqueles que, com boas ideias, possam percorrer o caminho dentro do empreendedorismo, montando suas empresas e despontando mundo afora”, defendeu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo