Governador Ronaldo Caiado lança o novo Código de Ética do Servidor

Documento leva a cada servidor um norte de comportamento adequado a quem trata do serviço e do bem público

O governador Ronaldo Caiado lançou, na manhã desta terça-feira (20), o novo Código de Ética e Conduta do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo do Estado de Goiás. O documento, publicado no dia 23 de março do Diário Oficial do Estado (DOE), vai contribuir em prol da consciência ética. O secretário Marcio Cesar Pereira participou da solenidade no Salão Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas.

O Código de Conduta leva a cada servidor um norte de comportamento adequado a quem trata do serviço e do bem público. “O servidor tem de ter respeito pelo patrimônio público. Não confundir o que é público com o privado. Ter a noção se sua decisão não trará prejuízo ao Estado. Esta noção precisa ser muito bem discutida no governo”, afirmou o governador.

Um dos diferenciais do documento foi a realização de uma consulta pública, via internet, na qual o cidadão apresentou valores e comportamentos que considera desejáveis e indesejáveis para os servidores públicos. A elaboração do material foi coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG).

No Governo de Goiás, existe um processo de fortalecimento da consciência ética no serviço público. Em 2019, o governador Ronaldo Caiado lançou o Programa de Compliance Público (PCP), que traz entre seus eixos a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.

Os servidores públicos de Goiás são comprometidos com sua função social. Tendo ciência de sua importância para o alcance das metas e objetivos governamentais, voltados para bem atender as demandas da sociedade.

O Código de Ética completo pode ser acessado no site da Sedi.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo