HUB de Inovação com foco no agro pode ganhar novo parceiro
Empresa de máquinas e implementos agrícolas desenvolve projeto Campo Conectado no país
As iniciativas apoiadas pelo Governo de Goiás ao ecossistema de inovação, podem ganhar a parceria da John Deere, empresa norte-americana de fabricação de máquinas e implementos agrícolas e principal fornecedora do agronegócio brasileiro. A ideia é criar uma sinergia entre os projetos existentes e em desenvolvimento com os projetos da própria empresa, que tem investido em tecnologia no campo. “Essa parceria, com certeza, vai fortalecer o cenário de inovação no campo em Goiás”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira.
No último dia 10 de fevereiro, os secretários Marcio Cesar Pereira, Adriano da Rocha Lima (Secretaria Geral da Governadoria) e o superintendente de Negócios Internacionais da Sedi, Edival Lourenço de Oliveira Junior, participaram de uma reunião virtual com representantes da John Deere no Brasil. Durante o encontro, o Governo do Estado se comprometeu em dar celeridade, junto aos municípios, ao processo de licenciamento de novas antenas para conectividade.
A Claro, que opera o 5G em Rio Verde, colabora com a John Deere em um projeto de agricultura 5.0. A solução, chamada de Campo Conectado, permite a geração, cruzamento e tratamento de dados por meio de analytics, machine learning e da inteligência artificial para a tomada de decisões em tempo real. Com a cobertura no campo, as operações ficam mais inteligentes, aumentando a eficiência, melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção, além de abrir portas para outros usos, como telemedicina e educação a distância.
“Para que o projeto tenha sucesso, a empresa necessita de conectividade na zona rural. Por isso, vamos tentar acelerar o processo de licenciamento de antenas nos municípios goianos”, explica Edival Junior.
Foto: Jcomp – Freepik.com