Encontro mostra caminhos para o financiamento de empresas inovadoras

Empresários tiram dúvidas sobre linhas de crédito para o setor de tecnologia com representantes de instituições fomentadoras

Mais de 120 pessoas, entre empresários e representantes de instituições de financiamento a projetos, participaram hoje (3) do encontro sobre Linhas de Financiamento e Fomento à Inovação para Empresas de Goiás. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o evento teve como propósito auxiliar empresas com interesse em projetos e investimentos em inovação a entenderem e tirarem dúvidas sobre como funcionam e como obter as linhas de financiamento voltadas para este setor.

Para o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira, o encontro é mais uma oportunidade de aproximação e consolidação da rede de inovação em Goiás, trabalho que vem sendo realizado por meio de várias ações capitaneadas pela equipe da pasta.

A atuação do Governo de Goiás, por meio da Sedi, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e GoiásFomento, foi destacada pelo diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Fernando de Nielander Ribeiro.

“A parceria que temos com Goiás tem um desempenho exemplar. Apresentamos em outros locais como um case de sucesso. Ano passado recebemos um número significativo de propostas inscritas e de altíssima qualidade”, elogiou Ribeiro, durante sua apresentação sobre as linhas de financiamento e apoio a inovação da Finep.

O presidente da Goiásfomento, Rivael Aguiar, também fez a apresentação das linhas de crédito voltadas para o setor de tecnologia e inovação, lembrando que algumas são em parceria com a Finep, exercendo o papel de agente financiador das linhas do ente. Em sua explanação, apresentou o passo a passo, desde a avaliação dos projetos até a liberação de recursos.

O empresário Evando Alves Filgueiras, da Biofórmula, comentou que já foi contemplado com financiamento da Finep por meio da linha do Tecnova. Ele destacou que a organização de uma rede de inovação vai facilitar a divulgação dos editais e do acesso às oportunidades existentes.

À frente da organização do evento, a superintendente de Inovação Tecnológica da Sedi, Lidiane Abreu, parabenizou o trabalho realizado pelos Embaixadores da Inovação, que realizaram a mobilização e divulgação do encontro em municípios goianos. Eles são voluntários selecionados pela secretaria para atuarem no processo de fomento ao ecossistema de inovação em Goiás.

Participaram da rodada empresarial os Pólos Embrapii em Goiás – Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e Centro de Excelência em Tecnologias Energéticas Industriais e os Institutos Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas e Automação.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo