“A ética não mudou em orientação no mundo”, afirmou psicanalista durante Webinar da Sedi

“Se o mundo mudou, a ética também mudou”? Com essa indagação a psicanalista Anna Rogéria Nascimento de Oliveira deu início, na manhã desta sexta-feira (2), a palestra “A ética e a angústia no mundo contemporâneo”. O webinar, o segundo realizado neste semestre pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), faz parte das ações do Programa Compliance Público promovidas pela pasta.

De maneira on-line (plataforma Zoom), Anna Rogéria lembrou que a ética está associada a valores morais. “Vejo as pessoas falando sobre uma nova ordem mundial. Mas quando falamos em ética, os valores morais são os mesmos, mesmo que exista uma diferença entre a ética para a psicanálise, psicologia e a filosofia. A ética não mudou em orientação do mundo”, afirmou.

Sobre a angústia, a especialista comentou que este é um dos males do século 21. “É o sintoma do mundo contemporâneo. É uma angústia diferente do que ocorria no passado. É uma angústia localizada, acompanhada de um vazio. Por mais que as pessoas estejam conectadas, elas ainda se sentem muito sozinhas. E esse vazio leva a um consumo exagerado de produtos, sempre com o objetivo de tapar o buraco, o que acaba gerando uma frustração.”

Anna Rogéria é coordenadora do Núcleo de Atendimento, Estudo e Pesquisa em Psicanálise de Goiânia, mestre em psicologia clínica pela Université Laval (Quebec/Canadá), e doutoranda em psicologia clínica pela Université du Quebec a Trois-Rivières (Quebec).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo