Por meio de tecnologia, Governo de Goiás disponibiliza dados de comércio exterior ao alcance de todos

Informações sobre exportação e importação estão disponíveis de forma atualizada, simples e intuitiva graças à ferramenta de Business Intelligence (BI) desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)

Investidores, gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos, estudantes, ou qualquer cidadão passa a ter acesso a informações e dados do comércio exterior, balança comercial do Brasil e de Goiás de forma interativa, intuitiva e simplificada. Para isso, basta acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás (www.desenvolvimento.go.gov.br), que agora possui painéis e gráficos com todo tipo de detalhe em relação aos produtos exportados e importados e dados comparativos dos fluxos comerciais.

Por meio de um trabalho em conjunto, as equipes da Superintendência de Negócios Internacionais e da Subsecretaria de Tecnologia e Informação e da Sedi desenvolveram dashboards (painéis e gráficos) que possibilitam o acesso a dados e informações da área de Comércio Exterior de forma intuitiva e facilitada, com uso de ferramentas do Power BI da Microsoft (Business Intelligence). 

O superintendente de Negócios Internacionais, Edival Lourenço de Oliveira Júnior, explica que os dados da balança comercial do Brasil estão na página Comex Stat do Ministério da Economia, porém para ter acesso o interessado deve ter algum conhecimento para utilizar os códigos dos produtos, denominados Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). O trabalho dos técnicos da Sedi foi deixar estes dados ao alcance da população de forma mais descomplicada.

“Agora qualquer pessoa que tenha interesse em informações relativas ao fluxo do Comércio Exterior tem acesso a estes dados de forma simplificada, num clique você tem as informações que procura. É mais uma entrega para a população”, frisa superintendente, ressaltando ainda os dados serão atualizados automaticamente no início de cada mês junto com a atualização feita pelo Ministério da Economia. 

Segundo a superintendente de Sistemas e Inovação da Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Sedi, Luiselena Luna Esmeraldo, a equipe trabalhou com os dados migrando para novos painéis, permitindo análises de dados desde 1997, ou seja, dos últimos 20 anos. São mais de 61 milhões de registros, com dados de todo o Brasil, do Estado de Goiás e de municípios goianos e suas relações em comércio exterior com diversos países.

Painéis e gráficos
A gerente de Comércio Exterior da Sedi, Sara Silva, informa que por meio dos painéis o usuário poderá ter acesso a dados gerais e específicos, como por exemplo, a relação de Goiás com determinado país, o que exportamos, o que é importado, valores e volumes. Além disso, é possível ter também o ranking das importações e exportações por produtos, por Estado e por município. 

Sara utiliza o exemplo do item máquinas e equipamentos elétricos para mostrar o valor da nova ferramenta disponível no site da Sedi. A pessoa que quiser saber mais informações sobre esse produto pode pesquisar, por exemplo, qual o principal município exportador ou importador, qual país mais compra e o volume exportado. 

Além disso, alguns dados não disponibilizados no Comex Stat do Ministério da Economia estão acessíveis no site da Sedi, como as variações de ano para ano, tanto das importações quanto das exportações, por valores e por volume e por séries estatísticas. As informações também são disponibilizadas em gráficos, que facilita a visualização e cruzamento de dados.

Governo de Goiás – Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo