Sedi avança na implantação de sistema informatizado para gestão de cursos presenciais e EaD em Goiás
Sistema Informatizado de Gestão Acadêmica (Siga) vai facilitar o acompanhamento pedagógico de cursos superior, técnico, de qualificação e capacitação nas modalidades presencial e EaD
A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) já trabalha na fase final de implantação do novo Sistema Informatizado de Gestão Acadêmica (Siga), que vai beneficiar toda a gestão acadêmica dos equipamentos públicos das Escolas do Futuro, seja no no Regime Especial de Aulas não Presenciais (Reanp) ou na modalidade Ensino à Distância (EaD).
“A partir dessa implantação todos os dados utilizados nos sistemas de ensino, sob a gestão do Estado, estarão informatizados e garantidos a sua fidedignidade, o que vai ao encontro das exigências do Compliance Governamental”, diz o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Sedi, José Teodoro Coelho. Para cumprir o seu propósito, o Sistema validará todos os dados relacionados à vida escolar do aluno da rede estadual de ensino profissional e tecnológica, desde a sua participação no processo seletivo até a sua conclusão, ou da emissão do certificado ou diploma.
O sistema, desenvolvido para atender a oferta de educação profissional e tecnológica no Estado, desempenhará o importante papel de apoiar a supervisão e o acompanhamento pedagógico pelo professor, coordenador pedagógico e SEDI, bem como monitorar todas as ofertas de vagas e o cumprimento das metas firmadas nos contratos de gestão junto às organizações sociais que gerem as unidades.
O superintendente José Teodoro esclarece ainda que, na atual fase, denominada de homologação, “estão sendo inseridos, ou cadastrados os dados de todos os cursos e modalidades oferecidas pelo Estado, a matriz curricular de alunos, professores, matrícula e frequência. E paralelo a isso, estamos customizando os relatórios que subsidiarão o trabalho pedagógico e de fiscalização de cumprimento de metas”.
Além desta, também está sendo concluída também a homologação na Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Estado do API (Application Programming Interface) de integração das informações que estão na plataforma moodle e estão sendo migradas para o sistema de geração de diários, entre outros documentos, de forma automatizada.