Internet via satélite chega a assentamentos rurais de Goiás

Parceria da Sedi com Ministério de Ciência e Tecnologia disponibiliza internet, possibilitando atividades educacionais para comunidades

Moradores das cidades e assentamentos rurais onde o governo de Goiás instalou internet via satélite, por meio de parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), já comemoram os benefícios desta nova conexão com o mundo e suas possibilidades de uso. 

 

O professor Airton Vieira de Araújo Filho conta que com a pandemia e a impossibilidade dos alunos terem as aulas presenciais, as atividades escolares para os alunos estavam sendo entregue por ele, de casa em casa, pois a comunidade não tinha acesso à internet.

 

“Agora com a implantação da internet na nossa escola, que vai abranger nosso assentamento e a região vizinha, vai facilitar muito o nosso trabalho”, anima-se o professor, que ministra aula na escola do assentamento São Francisco de Assis, localizada a 120 quilômetros de Formosa.

 

A parceria com o MCTIC possibilitou a realização de duas ações nas quais a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação esteve à frente, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, juntamente com as secretarias de Educação e Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

 

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Pereira, destaca que a internet representa um avanço para estas comunidades, mas que a ação tem outros desdobramentos. “A internet vai favorecer a aproximação do governo com estas comunidades, levando com menos custo e maior agilidade, serviços públicos, capacitações e o ensino, por meio desta ferramenta. Além disso, este acesso à internet vai inserir a população no mundo digital”, frisa o Secretário.

 

O Governo de Goiás foi destaque no Programa Agro da TV Record, que fez matéria especial sobre o assunto. “A gente aqui tava isolado, não tinha como saber de nada que estava acontecendo”, contou a líder do assentamento São Francisco de Assis, Ezilda, à equipe da TV. E depois mostrou com orgulho o trabalho dos agricultores e a produção diversificada, que vai desde a criação de alevinos, suínos, fruticultura à produção de verduras por hidroponia.

 

Ações

Com o objetivo de executar o Programa GoiásTec, da Seduc, que oferece o Ensino Médio a distância, foram instalados links de conexão à internet em  dez escolas localizadas em assentamentos rurais, comunidades Kalungas e indígenas, localizadas em municípios das regiões Centro e Nordeste de Goiás.

 

Em uma segunda ação, com trabalho conjunto da SEDI e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foram contempladas 1.801 famílias que moram em dez assentamentos rurais goianos. Neste caso, o objetivo é levar capacitação e a assistência técnica aos produtores da agricultura familiar, por meio de internet via satélite.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo