Com participação de quatro secretarias, a primeira versão do Pequi Express Data Driven apresenta ferramentas tecnológicas que vão nortear tomada de decisões governamentais

Com o objetivo de discutir a gestão governamental baseada em evidências, as secretarias de Desenvolvimento e Inovação, Segurança Pública, Economia e Administração se juntaram em uma edição do Pequi Express, realizada pela Escola de Governo, para debater ideias e propor soluções tecnológicas para problemas vivenciados pelo Estado.

Foram duas semanas de imersão para estudar alguns problemas na rotina da administração pública estadual e analisar potenciais soluções, baseadas em Business Intelligence. Na última sexta-feira (31), os 32 participantes se encontraram em uma videoconferência para apresentar as soluções desenvolvidas, buscando explorar o grande volume de dados e informações geradas pelo próprio governo.

A apresentação das soluções tecnológicas contou com a curadoria e o feedback de especialistas como o subsecretário de Tecnologia da Informação da Sedi, Celso Camilo, o consultor da empresa Gartner Vitor Mori  e o cientista de dados e o gerente de inovação da Secretaria da Saúde, Carlos Augusto Gonçalves Tibiriçá.

“Fiquei muito satisfeito com o nível dos produtos apresentados pelos times. Estamos muito contentes com o resultado alcançado e com o engajamento de todos. A parceria com as secretarias, em especial com a Escola de Governo, foi fundamental para essa inovação de processo.”, afirmou o Subsecretário da SEDI Celso Camilo. 

Já Carlos Augusto Tibiriçá ressaltou a importância da parte técnica, mas enfatizando a necessidade do olhar humano nas soluções. “Uma cultura de dados não se faz só com algoritmos e corpo técnico. É preciso pensar que isso vai desde a pessoa que alimenta os dados na origem até quem consome os produtos finais de análise. A transformação digital passa por essas pessoas, e as pessoas precisam ser desenvolvidas para esse novo governo”, explicou Tibiriçá. 

Projetos
Foram desenvolvidos quatro protótipos de soluções tecnológicas. Da Sedi, surgiu o ObservaGO, desenvolvido com o objetivo de ajudar a pasta na tarefa de atrair novos investimentos para o Estado. 

Na secretaria da Economia, a solução consiste na criação de um painel para auxiliar no trabalho do Conselho Administrativo Tributário (CAT), órgão da pasta responsável por atuar na resolução de conflitos tributários.

Uma equipe formada por superintendentes de Gestão e Finanças das pastas de Desenvolvimento e Inovação, Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Procuradoria-Geral do Estado apresentou uma solução que dê agilidade na gestão de contratos, oferecendo economicidade e agilidade para a administração pública.

Já a equipe da Polícia Civil apresentou a solução batizada de Ultra, que utiliza a ciência de dados para auxiliar o trabalho de investigação ao crime organizado.

Comunicação Setorial – Secretarias de Desenvolvimento e Inovação e de Administração

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo