Campus Party Goiás: fórum colocou Goiás no centro das discussões sobre o futuro da educação superior

O 3º Fórum Educação do Futuro – Educação Pós-Covid: Um Olhar Sobre a Educação Superior, contou com 136 pessoas participantes

Entre os dias 9 e 11 de julho, a Campus Party Digital 2020, maior evento de imersão tecnológica do mundo, teve um espaço reservado para discutir as questões centrais relacionadas à educação pós-covid, com o propósito de reunir instituições de ensino, profissionais da educação, alunos, comunidade e os setores público e privado para discutir ideias, compartilhar experiências e propor soluções.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, por meio da Rede de ITEGOs, o 3º Fórum Educação do Futuro – A Educação Pós-Covid: Um Olhar Sobre a Educação Superior foi dividido em duas programações: a Trilha da Educação Pós-Covid, com palestras e painéis; e a Sala do Futuro, um ambiente virtual de debates, que recebeu 136 pessoas participantes, entre convidados especialistas de Goiás e do Brasil para dois ciclos de debates, que aconteceram de forma intensa nos dias 09 e 10.

Na Sala do Futuro, foram discutidos os temas: (1) Educação Empreendedora; (2) Educação Pós-Covid; (2) Metodologias ativas na era digital; e (3) Humanização e tecnologia. A Sala foi organizada pela Gerente de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Sedi,  Ana Luiza Souza Mendes e além dos 136 participantes, contou com a presença do criador do Fórum, professor  Genésio Gomes, Embaixador da Campus Party na Área de Educação.

A Trilha da Educação Pós-Covid foi construída a partir (5) painéis e três (3) palestras:

O painel de abertura do Fórum, no dia 9 de julho, foi sobre A Educação do Futuro: rumo à educação empreendedora, tendo como mediador o secretário-geral da Governadoria, engenheiro e mestre em Filosofia, Adriano da Rocha Lima, e como painelistas o professor da UFG Leonardo Antônio Alves, doutorando em Ciência da Computação e mestre em Engenharia Elétrica e em Computação, e Anderson Pádua, CEO e fundador da StayApp e especialista em Administração e Marketing.  

No mesmo dia aconteceu a palestra Re_Boot na Educação: da Educação Tradicional às Comunidades de Aprendizagem Empreendedoras, com o professor  Genésio Gomes, que é doutor em Ciência da Computação, professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco e Embaixador da Campus Party na Área de Educação.

O Professor do Futuro e Metodologias Ativas foi o tema da palestra proferida pelo professor e pesquisador em Inteligência Artificial e Data Science no Instituto Federal de Goiás e Embaixador da Campus Party, Sanderson Macedo (Sandeco), no dia 10. 

Em seguida, no Palco Goiás, o renomado professor e filósofo Clovis de Barros Filho também deu a sua contribuição ao tema central ao abordar a perspectiva do processo da relação aluno-professor na palestra: Olhando além da digitalização: professores e alunos, o humano dentro do processo de mudança.

No dia 11, o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da SEDI, membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás e presidente Câmara de Educação Profissional, professor José Teodoro Coelho, foi mediador do painel Adaptações da Educação Durante a Pandemia: o que vem depois?, no Palco Goiás. O painel contou com a participação da pró-reitora de Graduação da UEG, Suely Miranda Cavalcante Bastos, e o chefe de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEG) e doutor em Filosofia pelo PPGF/UFRJ, Diogo Mochcovitch.

 O painel de encerramento aconteceu no final da tarde com os estudantes Michely Coutinho, Carol Peixoto e Diego Dias sobre Educação Empreendedora e Inovação: protagonismo estudantil girando o mundo, onde destacaram a importância do engajamento dos estudantes na busca por seu espaço no mercado de trabalho, bem como os desafios encontrados nessa caminhada.

Foi produzido no final do Fórum,  um Manifesto pela Educação com a compilação dos problemas, diretrizes e soluções apontadas pelos convidados, em relação à temática da Sala do Futuro. A cerimônia aconteceu on-line em forma de painel com um bate-papo entre reitores de instituições de ensino de Goiás sobre Como preparar a Educação para as mudanças em curso? Participaram do debate o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, e o reitor da PUC-Goiás, Wolmir Therezio Amado. A mediação do painel foi realizada pela doutora em Economia pela UFRJ e gerente de Educação Superior, Profissional e Tecnológica na SEDI, Ana Luíza Souza Mendes.

A entrega do Manifesto foi realizada pelo secretário-geral da Governadoria Adriano da Rocha Lima que destacou a importância do fórum. “Os compromissos firmados aqui são em benefício da coletividade, para que tenhamos uma sociedade mais justa, dando oportunidade para todos. Somente conseguiremos isso por meio da educação"afirmou ele.

Os reitores receberam o Manifesto e frisaram que os problemas da educação são problemas de toda sociedade, principalmente neste momento de pandemia, no qual se deve repensar ações para enfrentar os desafios educacionais, econômicos, sociais e tecnológicos. O Manifesto será disponibilizado ao público pelo Instituto Campus Party e pela SEDI.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo