Desafio é criar novas metodologias para inserir o estudante em um ambiente inovador, defende secretário de Desenvolvimento e Inovação em talk da Campus Party

Inserir o estudante em um ambiente inovador e, com a utilização de novas e modernas tecnologias, transformar o aprendizado. Essa foi a tônica do painel “Educação para o Futuro: Como a Inovação e a Tecnologia impactam o futuro da Educação”, realizado no início da tarde desta sexta-feira no Palco Green Horizon da Campus Party Digital. Participaram o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, e os superintendetes da Sedi Lidiane Abreu  (Inovação Tecnológica) e José Teodoro Coelho  (Capacitação e Formação Tecnológica).

 

Na live, que foi transmitida ao vivo pela plataforma YouTube, o secretário Márcio César Pereira lembrou a importância da discussão para os planos de recuperação da sociedade após a pandemia do novo coronavírus. Para o superintendente José Teodoro Coelho, o momento é propício para o estabelecimento de novas diretrizes que aproveitem melhor a tecnologia no ensino.

 

“A educação é muito resistente a mudanças, mas ela sofreu um choque de tecnologia por causa da pandemia. Do dia para a noite, professores e alunos tiveram que se adaptar a novas formas de ensino e, portanto, criar escolas com propostas pedagógicas diferentes, valorizando a virtualização do ensino com imagens 3D, laboratórios criativos e muito mais”, ressaltou.

Para isso, porém, os debatedores defenderam também que é fundamental o investimento em capacitação dos professores. “É preciso buscar novas ferramentas, não é apenas mais o livro, mas também precisamos educar os nossos educadores para esse novo momento”, argumentou a superintendente de Inovação Tecnológica, Lidiane Abreu. 

Além disso, o secretário Marcio Cesar Pereira defendeu um conceito mais moderno para a elaboração de aulas. Segundo ele, o aluno precisa ser o protagonista do ensino. “A educação precisa ser pensada diferente, com estratégias e formatos de aulas diferentes, sempre com o foco no que o aluno precisa para aprender”, afirmou.

Palco Include

No início da noite, o secretário Marcio Cesar Pereira protagonizou outra discussão sobre a utilização da tecnologia para melhorar o ensino. No Palco Include, o titular da Sedi apresentou o projeto da Escola do Futuro, ressaltando as mudanças que o Governo de Goiás quer fazer na Rede de Institutos Tecnológicos de Goiás (Rede Itego).

Uma das primeiras ações nesse sentido foi a inauguração do Estúdio de TV Web no Itego José Luiz Bittencourt. A unidade está equipada com câmeras profissionais, teleprompter e lousa digital. Por meio dele, serão utilizados conceitos como a sala de aula invertida para a realização de web-aulas, web-seminários, palestras e eventos, alcançando toda a população do Estado.

Para o secretário, esse tipo de investimento será fundamental para que a educação acompanhe o avanço tecnológico da sociedade, ajudando os jovens estudantes a se prepararem para o mercado de trabalho do futuro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo