Goiás sediará 3º Fórum Educação do Futuro: Educação pós-Covid durante a edição digital da Campus Party

Temas como educação empreendedora, professor do futuro e as adaptações feitas durante a pandemia serão debatidas por time de educadores, reitores de universidades e pesquisadores

O mundo vive sob a sombra da pandemia provocada pela Covid-19. Com isso, setores da sociedade, como, por exemplo, a economia e a saúde, buscam se adaptar a uma realidade marcada pelo isolamento social e protocolos sanitários. Outra área que passa por mudanças profundas é a da educação e, pensando nisso, o Governo de Goiás, em parceria com o Instituto Campus Party, inseriu o Estado no centro das discussões sobre o tema ao sediar o 3º Fórum Educação do Futuro – Educação pós-Covid: Um Olhar Sobre a Educação Superior.

 

O evento será realizado virtualmente entre 9 e 11 de julho, durante a primeira edição digital da Campus Party. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link  https://forms.gle/9pxhKRJsWCfLrWWf6o link As inscrições podem ser feitas até 8 de julho.

 

Serão dois ambientes de discussão sobre o futuro da educação. O primeiro é a Sala do Futuro, um ambiente virtual que terá convidados especialistas, pesquisadores, gestores públicos e privados que levantarão, por meio de debates, os desafios, diretrizes e possíveis soluções para a educação.

 

O segundo ambiente é a Trilha Educação Pós-Covid-19, que terá a realização de palestras e painéis dedicados a abordar os temas centrais do fórum, que são: A educação do futuro: rumo à educação empreendedora; Re_Boot na Educação: da Educação Tradicional às Comunidades de Aprendizagem Empreendedoras; Olhando além da digitalização: professores e alunos, o humano dentro do processo de mudança; Adaptações da educação durante a pandemia: o que vem depois? E Como preparar a Educação para as mudanças em curso?.

 

Programação completa

O painel de abertura do Fórum, no dia 9 de julho, às 15h, será sobre A Educação do Futuro: rumo à educação empreendedora, tendo como mediador o secretário-geral da Governadoria, engenheiro e mestre em Filosofia, Adriano da Rocha Lima, e como painelistas o professor da UFG Leonardo Antônio Alves, doutorando em Ciência da Computação e mestre em Engenharia Elétrica e em Computação, e Anderson Pádua, CEO e fundador da StayApp e especialista em Administração e Marketing.  

 

No mesmo dia, às 17h, será realizada a palestra Re_Boot na Educação: da Educação Tradicional às Comunidades de Aprendizagem Empreendedoras, com o professor  Genésio Gomes, que é doutor em Ciência da Computação, professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco e Embaixador da Campus Party na Área de Educação.

 

O Professor do Futuro e Metodologias Ativas é o tema da palestra a ser proferida pelo professor e pesquisador em Inteligência Artificial e Data Science no Instituto Federal de Goiás e Embaixador da Campus Party, Sanderson Macedo (Sandeco), no dia 10, a partir das 17h.

 

Em seguida, no Palco Goiás, o renomado professor e filósofo Clovis de Barros Filho também dará a sua contribuição ao tema central ao abordar a perspectiva do processo da relação aluno-professor na palestra: Olhando além da digitalização: professores e alunos, o humano dentro do processo de mudança, às 18h.

 

No dia 11, o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da SEDI, membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás e presidente Câmara de Educação Profissional, professor José Teodoro Coelho, será o mediador do painel Adaptações da Educação Durante a Pandemia: o que vem depois?, as 15h, no Palco Goiás. O painel contará com a participação da pró-reitora de Graduação da UEG, Suely Miranda Cavalcante Bastos, e o chefe de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEG) e doutor em Filosofia pelo PPGF/UFRJ, Diogo Mochcovitch.

 

O painel de encerramento acontecerá no final da tarde com um bate-papo entre reitores de instituições de ensino de Goiás sobre Como preparar a Educação para as mudanças em curso? Participarão do debate o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, e o reitor da PUC-Goiás, Wolmir Therezio Amado. O painel terá como mediadora a gerente de Educação Superior, Profissional e Tecnológica na SEDI e doutora em economia pela UFRJ, Ana Luiza Souza Mendes.

 

Ao final do Fórum será produzido um Manifesto, assinado por todos os participantes, com a compilação dos problemas, diretrizes e soluções apontadas pelos convidados, em relação à temática da Sala do Futuro. O objetivo e que o documento traga propostas objetivas e que as instituições públicas e privadas se comprometam com alcance das metas e realização das propostas estabelecidas. O Manifesto será disponibilizado ao público pelo Instituto Campus Party e pela SEDI.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo