Assembleia aprova em definitivo projeto que transfere servidores de TI do Estado para o quadro de pessoal da SEDI
Objetivo é unificar a área de tecnologia do Estado, possibilitando padronização de ações e mais agilidade no atendimento às demandas de TI
Durante a sessão desta quarta-feira (13), a Assembleia Legislativa aprovou, em segunda votação, o projeto de lei, oriundo da Governadoria, que institui no Quadro Permanente de Pessoal da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação o cargo de Gestor de Tecnologia da Informação. O texto segue agora para a sanção do governador Ronaldo Caiado e, a partir da sanção, todos os gestores de TI, incluindo os 170 cargos efetivos de gestor de Tecnologia da Informação, providos e vagos, já previstos no anexo único da Lei 16.921, de 2010, do Grupo Ocupacional Gestor Governamental, passam a ser alocados e geridos no âmbito da SEDI.
“Agora reuniremos estes profissionais unificando a TI do Estado, tornando-a mais forte, acelerando os investimentos em tecnologia que vão proporcionar maior agilidade para que os gestores de TI possam alcançar as metas traçadas. Isso vai trazer mais facilidades e serviços para a população, pois tecnologia tem sempre vir de encontro a facilitar a vida das pessoas”, explica o titular da SEDI, Adriano da Rocha Lima.
Em sua estrutura, a Sedi conta com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação, responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas para a área. A mudança, portanto, visa facilitar a coordenação de ações para o setor, padronizando as ações do Estado na área e facilitando a aplicação de novas tecnologias para a modernização da infraestrutura de tecnologia do Estado.
O secretário Adriano da Rocha Lima destaca o trabalho desenvolvido pela área de TI neste período de quarentena. “Foram desenvolvidas diversas ferramentas que auxiliam cidadãos, empresários e diversos outros setores. Podemos citar o Goiás Digital, que reúne diversos serviços públicos que podem ser acessados via internet, o hotsite da Saúde com informações específicas sobre o coronavírus e o Bot Vitória, um atendente virtual para triagem de pessoas com suspeita de contaminação”.
Atribuições do gestor de TI
O projeto traz especificadas as funções atribuídas aos ocupantes do cargo de gestor de Tecnologia da Informação: garantir o bom funcionamento, promovendo o desenvolvimento e a implantação de sistemas de tecnologia da informação, comunicação e a aprovação de requisitos e funcionalidades de acordo com as necessidades do Estado; administrar dados e informações estratégicas, corporativas e setoriais, bem como avaliar os termos de aquisição de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação, responsabilizando-se tecnicamente pelos seus termos de referência e pareceres; formular, implementar e avaliar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação; e promover atividades voltadas ao estudo, capacitação, avaliação, coordenação, supervisão e implementação de soluções, projetos e processos de serviços de tecnologia