Governo de Goiás divulga atendimento virtual para pessoas com suspeita de sintomas da Covid-19

Bot Vitória, que integra a Central de Orientações, usa inteligência artificial para realizar atendimentos por meio do site da Saúde

O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e de Saúde (SES), apresentou ontem uma ferramenta tecnológica para auxiliar no atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. Trata-se do Bot Vitória, que é um robô, desenvolvido com a aplicação de inteligência artificial, que pode ser acessado pelo site www.saude.go.gov.br/coronavírus.

O chatbot, ou atendente virtual, é uma ferramenta de telemedicina e telemonitoramento que tira dúvidas e faz uma triagem de pessoas com suspeita de estarem contaminadas com o novo coronavírus. O secretário Adriano da Rocha Lima explica que, ao acessar o hotsite, o cidadão tem acesso ao link do chatbot, e deve responder algumas perguntas.

“Dependendo das respostas, você vai ser encaminhado a outra conversa com um profissional de saúde. Esse atendimento é importante para não expor a pessoa ao risco de sair de casa”, destaca Adriano da Rocha Lima.

O Bot Vitória, um robô criado com aplicação da inteligência artificial, fará perguntas sobre sintomas da doença provocada pelo novo coronavírus, esclarecendo as dúvidas e encaminhando casos suspeitos para profissionais da secretária da Saúde. Dependendo dos sintomas, a pessoa será encaminhada para um médico, que fará teleatendimento ou até indicará que ela procure uma unidade de saúde.

O atendimento virtual, realizado por um profissional da saúde, é chamado de Telemedicina, que saiu do campo das discussões científicas e filosóficas e se tornou a melhor saída para tratar aqueles que estão em casa e evitar que se contaminem em filas de hospitais ou em salas de espera de consultórios e clínicas. “Ficar em casa tem sido a melhor proteção contra a propagação do vírus. O isolamento social é a melhor arma para combater o coronavírus”, enfatizou o governador Ronaldo Caiado.

Titular da pasta da Saúde, Ismael Alexandrino celebrou o casamento da medicina com a tecnologia para o atendimento da população. “É uma ferramenta do nosso tempo, moderna. Essa Central surgiu no momento da crise e vai ficar como um legado, da mesma forma que hospitais como de Luziânia e Itumbiara, estruturas que estavam fechadas e agora vão fortalecer a regionalização da saúde”, declarou Ismael.

A Central de Orientações (CORI) funciona diariamente das 7h às 19h. São 85 profissionais como médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, que prestam atendimento à poppulação por meio do número 3201-9300 ou pelo chatbot que está disponível no hotsite www.saude.go.gov.br/coronavirus.

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