MCTIC apresenta projeto para produção de combustíveis alternativos na SEDI

O titular da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Adriano da Rocha Lima, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, receberam, nesta quinta-feira (12), representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que apresentaram o Projeto “Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos” (ProQR) do governo federal.

O diretor do Departamento de Tecnologias Estruturantes do MCTIC, Eduardo Soriano Lousada, explicou que o foco do projeto neste momento é a produção de combustíveis aeronáuticos mais sustentáveis e menos poluentes  por meio de combustíveis sintéticos produzidos pela combinação de energia elétrica renovável, gás carbônico e água.

O projeto faz parte de um acordo de cooperação do MCTIC como o Ministério Federal de Meio Ambiente Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha, executado pela GIZ – agência alemã de cooperação técnica especializada em projetos de cooperação técnica e desenvolvimento sustentável em escala mundial.

Segundo o diretor do diretor do projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQR), o engenheiro Torsten Schwab, a demanda por combustível no setor de transporte brasileiro está aumentando anualmente em cerca de 5%. “O aumento é ainda mais acentuado no setor de aviação, com novas conexões aéreas sendo oferecidas a regiões cada vez mais remotas. Isso acelera as mudanças climáticas e resulta em enormes desafios logísticos para o fornecimento de combustível”, informou.

Participaram da reunião o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedi, Márcio César Pereira, o diretor científico e de inovação da Fapeg, Marcos Fernando Arriel, além de representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), e o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Rafael Menezes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo