Sedi contará com assessoria na área de tecnologia para suporte a projetos
O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, comandou, nesta sexta-feira (10), uma reunião de kickoff com representantes da empresa Gartner e subsecretários e superintendentes da Sedi. O objetivo do encontro foi apresentar os serviços da empresa, que vai prestar assessoria na área de tecnologia para suporte de decisões estratégicas da pasta, sempre com o foco de oferecer um serviço público de qualidade para o cidadão.
“A Gartner é um parceiro estratégico na validação dos caminhos assumidos pelo governo. É uma forma de usar a tecnologia como agente transformador com foco na melhoria do serviço público e na experiência do cidadão”, explicou o executivo da empresa, Ricardo Morais Machado.
Para o secretário Adriano da Rocha Lima, a assessoria da Gartner será importante para otimizar o gasto público. “Vamos tornar a estrutura do governo mais ágil, implantando mais ações em menos tempo e promovendo economia dos recursos públicos. As aplicações são várias e envolvem áreas distintas como saúde, segurança pública, economia, Detran e até a área social”, explicou.
Com mais de 19 mil clientes em todo o mundo, a empresa de tecnologia oferece serviços de compartilhamento de ideias, pesquisas e soluções já testadas em outros locais e que podem ser usadas para desenvolver projetos locais.
Segundo Ricardo Morais Machado, uma das preocupações é justamente adaptar as decisões para a realidade do Estado de Goiás, promovendo políticas públicas voltadas para a realidade local. “Buscamos as melhores formas de criar caminhos que levem a uma oferta de serviços públicos de qualidade para Goiás”, garantiu.
Durante a reunião, os três subsecretários da Sedi apresentaram projetos que terão o suporte da Gartner. Para Márcio César Pereira (Ciência, Tecnologia e Inovação), será uma oportunidade de buscar novas soluções para os setores de formação tecnológica e no fomento ao ecossistema de inovação. “Queremos achar caminhos para uma educação do futuro”, afirmou.
Túlio Werneck (Tecnologia da Informação) citou a importância da Gartner para a unificação de políticas públicas para a área de TI que consigam abranger todas as áreas do governo, enquanto Everton Chaves Correia (Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura, e Comércio Exterior) elegeu a gestão inteligente de cidades como prioridade para ações com a empresa de consultoria.
Estiveram presentes na reunião com a Gartner a chefe de gabinete da Sedi, Mária Lúcia Correia; os superintendentes Janine Zaiden (Gestão Integrada), Edival Lourenço Júnior (Negócios Internacionais), Paulo Henrique Magalhães (Políticas para Cidades e Infraestrutura), José Teodoro Coelho (Capacitação e Formação Tecnológica), Luiselena Luna Esmeraldo (Sistemas da Inovação); Wagner Oliveira Gomes (Operações e Serviços de Tecnologia da Informação); além do Gerente de Fomento às Incubadoras Tecnológicas e Startups, Carlos Magno Nery.