Grupo empresarial busca apoio da Sedi para construir parque tecnológico em Santo Antônio do Descoberto
O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio César Pereira, receberam, nesta quinta-feira (9), a visita do diretor-presidente do grupo J Fleury Assessoria e Consultoria Imobiliária, Juliano Fleury. O objetivo da visita do empresário foi o de iniciar o credenciamento de um parque tecnológico que será instalado na cidade de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal.
De acordo com Juliano Fleury, o parque tecnológico de Santo Antônio do Descoberto irá integrar a estrutura do Distrito Industrial Sete Curvas, que terá investimentos de R$ 90 milhões e que deve gerar três mil novos empregos diretos e indiretos na região. Em julho de 2019, foi assinado um protocolo de intenções entre o grupo empresarial J Fleury Assessoria e Consultoria Imobiliária e o Governo de Goiás.
Na reunião desta quinta, o empresário e os representantes da Sedi alinharam os detalhes do credenciamento do parque tecnológico, que será desenvolvido pela Fundação Certi, de Santa Catarina, referência no Brasil na estruturação de empreendimentos voltados para tecnologia. A expectativa é que o protocolo de intenções para a instalação do parque seja assinado até o fim deste mês.
Segundo Juliano Fleury, o Distrito Industrial e o Parque Tecnológico terão capacidade para abrigar até 70 empresas, especialmente nas áreas de logística, tecnologia, confecção e serviços. “O objetivo é produzir tecnologia para todo o Estado. Fomos procurados pela Fundação Certi, que nos indicou o secretário Adriano e o subsecretário Márcio César para dar início à estruturação do parque”, afirmou.
Para o titular da Sedi, os parques tecnológicos são a melhor forma de estimular a inovação, o que, por sua vez, tem potencial para modernizar a economia do Estado. “O parque tecnológico é a forma que temos de criar uma ponte entre o conhecimento do que é produzido na universidade e o setor produtivo, que está esperando produtos novos e ideias para se diferenciar no mercado e alavancar a economia”, explicou.
Programa de Parques Tecnológicos
Lançado em junho de 2019, o Programa de Desenvolvimento Regional por Intermédio dos Parques Tecnológicos busca fomentar a pesquisa aplicada a partir de parcerias entre o setor público, instituições de ensino e empresas.
Com o empreendimento de Santo Antônio do Descoberto, sobe para sete o número de parques tecnológicos em processo de estruturação com o apoio da Sedi. Atualmente, há projetos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Rio Verde, Anápolis e Cidade Ocidental.