Hemocentro de Goiás vai realizar coleta de sangue no Basileu França

A Unidade Móvel do Hemocentro de Goiás estará no Itego em Artes Basileu França, no dia 17 de setembro, das 8 às 16 horas, na entrada principal da instituição, para que os doadores de sangue e de medula óssea possam fazer sua parte para salvar vidas.

A iniciativa da coleta externa é uma parceria do Hemocentro de Goiás com a Associação de Pais e Mestres do Basileu França (APMBF). O objetivo é possibilitar o aumento da doação de sangue, levando a estrutura de atendimento para mais perto do cidadão.

O ônibus do Hemocentro vai ficar estacionado na entrada do Basileu França para que alunos, pais, professores e a comunidade em geral doem sangue de todos os tipos e façam o cadastro de medula óssea.

A Diretora Geral do Hemocentro de Goiás, Denyse Goulart, salienta a importância de as instituições de ensino difundir para crianças e jovens o espírito de solidariedade, além de formar doadores para o futuro. “O Hemocentro firma parcerias com instituições visando aumentar a captação de novos doadores. Essas parcerias têm o objetivo de despertar em populações distintas a cultura de doação regular de sangue e com isso aumentar o número de doadores fidelizados”, observa.

Segundo Denyse, o Hemocentro de Goiás distribui aproximadamente 3.500 bolsas de sangue por mês. Para suprir esta demanda, somente neste mês de setembro estão agendadas 08 campanhas de coleta de sangue e 09 campanhas exclusivas para cadastro de medula óssea.

Requisitos para doação de sangue e medula óssea

Todos os interessados em doar são submetidos à triagem, na qual é feita uma entrevista e exames clínicos. Os requisitos necessários para fazer a doação de sangue e o cadastro de medula óssea são:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação). Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

 

Apresentar documento oficial com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação- CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira profissional emitida por classe).

 

Texto: Ellen Ribeiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo