Equipe goiana vence desafio do Hackathon proposta pelo Governo de Goiás

Com o tema Governo Transparente, proposto pelo próprio governador Ronaldo Caiado na abertura do evento, o Hackathon foi vencido pela equipe Pequi135, com o aplicativo “Olho na Obra”

Com mais de sete mil participantes, sendo 2,5 mil acampados, e mais de 70 mil pessoas presentes na área Open, a Campus Party Goiás impressionou os organizadores ao superar todas as expectativas de participação, principalmente por ser a primeira realizada em Goiás.  Dentre as atividades realizadas, chamaram a atenção os hackatons, como são chamadas as maratonas de programação que reuniram estudantes e profissionais de diversas áreas em uma imersão em busca de soluções para dois temas: agronegócio e transparência pública.

O Hackathon Governo Transparente, vencido pela equipe Pequi135, foi proposto pelo próprio governador Ronaldo Caiado e teve dez equipes inscritas. A solução proposta foi a do aplicativo “Olho na Obra”, que permite aos cidadãos terem acesso a informações sobre as obras do governo. De acordo com os criadores, o objetivo é permitir o acompanhamento das ações do governo, além de poder também inserir críticas e denúncias, criando um canal direto entre o poder público e a sociedade.

“O Hackathon é uma oportunidade para desenvolver nossas habilidades como desenvolvedores, empreendedores e das relações interpessoais. Este tipo de evento gera uma grande visibilidade, é ótimo pra quem está terminando a faculdade, entrando no mercado de trabalho. Os prêmios também ajudaram a nos motivar” contou Leonardo Moraes Fleury, aluno de Ciência da Computação da UFG e integrante da equipe vencedora.

A superintendente de Transparência da Controladoria Geral do Estado (CGE), Vania Cristina Gonçalves da Silva, elogiou os participantes do desafio. “Os participantes realmente entenderam a nossa vontade de aproximar o cidadão do Governo, por meio da Transparência. Apresentaram projetos inovadores. A Hackathon Governo Transparente, além de chamar atenção dos jovens, principalmente, para o tema, os fez pensar como cidadãos e os instigou a fazer controle social”, ressaltou.

O segundo lugar no Hackathon Governo Transparente ficou com o grupo Pantheons, criador do aplicativo Chatbot, que oferece acesso às informações do Portal de Transparência do Estado de Goiás de forma objetiva e simplificada a todo cidadão. Em terceiro lugar, o grupo Transparente apresentou um website que apresenta gráficos simplificados sobre gastos do governo do Estado de Goiás.

Hackathon AgroStartup

Proposto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás), o hackaton AgroStartup teve como objetivo desenvolver soluções para promover a comercialização de produtos agropecuários. O desafio contou com a participação de 15 equipes inscritas.

O grupo vencedor foi o Tracking Coop, constituído por alunos de três instituições de ensino públicas: Daniele Almeida Gomes (IF Goiás), Henrique de Deus (IF Goiano), Letícia Mendes Azevedo (UFG) e Carlos Henrique Nascimento (UFG).  Em segundo lugar tivemos o grupo Puro Leite e em terceiro, Negociagro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo