Em palestra na Escola de Governo, titular da SEDI ressalta papel da tecnologia e inovação para melhorar atendimento à população
Em palestra no 2º Encontro Temático Semear, promovido pela Escola de Governo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima ressaltou a importância da tecnologia e inovação na melhoria dos serviços prestados à população.
De acordo com o secretário, a tecnologia transforma a vida das pessoas e, por isso, é fundamental que o Estado ofereça condições para que a inovação, por meio da pesquisa e desenvolvimento, transforme positivamente a vida das pessoas.
“Muitas das coisas que víamos como ficção estão se aproximando como realidade que temos que encarar. Nossa sociedade ainda não está enfrentando esses problemas, mas são discussões relevantes, pois elas vão modificar nossa vida e temos que estar preparados para elas”, argumentou o titular da SEDI, que ministrou a palestra “Desafios e perspectivas do governo estadual nas iniciativas de Business Inteligence e Inteligência Artificial”.
Citando a conectividade, a inteligência artificial, a internet das coisas e big data como conceitos importantes para fortalecer o ecossistema de inovação no Estado, o titular da SEDI citou a criação e a estruturação de parques tecnológicos como a melhor forma de colocar em prática esse discurso da priorização da tecnologia como forma de melhorar a vida do cidadão.
O secretário citou ainda a ideia de um “governo digital”, o que, na prática, significa que o cidadão pode acessar serviços públicos pela internet. Segundo ele, a ideia, que já existe em países como a Estônia, diminui a burocracia e, consequentemente, facilita o acesso ao poder público.
Além do secretário Adriano da Rocha Lima, o workshop Semar teve palestras do professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anderson Soares; da professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e gestora de tecnologia da informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Kedma Batista Duarte, e do perito criminal Carlos Kleber da Silva Garcia, cocriador do DNA da Voz, software de comparação da voz com uso de inteligência artificial.
A Escola de Governo, ligada à secretária de Administração, oferece cursos de capacitação