Governo de Goiás assina termo de instalação de Pavilhão Internacional para Tecnoshow 2020

Protocolo de intenções firmado com embaixadores é fundamental para ampliar as relações comerciais com o exterior e motivar empresários estrangeiros a investir em Goiás

Goiás caminha para uma interação internacional cada vez mais forte. Durante a 18ª edição da TecnoShow, o governador Ronaldo Caiado assinou, juntamente com embaixadores convidados e o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, um termo de Cooperação Técnica com Embaixadas. O documento prevê a instalação do Pavilhão Internacional para o evento em 2020. O objetivo é diversificar a balança comercial do Estado ao atrair mais visitantes e expositores de outros países.

 

Na ocasião, o governador aproveitou para agradecer a presença das autoridades estrangeiras e garantiu que Goiás irá seguir o caminho da globalização, promovendo a internacionalização da economia, principalmente, no ramo do agronegócio. “Nós vamos ampliar a presença de investidores internacionais nos municípios goianos. Vamos buscar parcerias com todos os países cujos seus representantes estão aqui, prestigiando a abertura desse importante evento”, confirmou.

 

Aleksandr Tserkovsky, embaixador de Belarus, país que já mantém parcerias comerciais com Goiás, acredita que com a assinatura do termo, mais empresários devem se motivar a investir no Estado. “Tenho certeza que após a assinatura desta declaração, vamos gerar novas oportunidades de negócios. Uma feira como a Tecnoshow é uma excelente maneira de formar parcerias”, salientou.  Em março deste ano, Tserkovsky se reuniu com representantes de setores diversos do desenvolvimento do Estado para discutir a possibilidade de instalar em Goiás a indústria de tratores MTV-Minsk Tractor Workers, entre outros investimentos e trocas de interesses bilaterais.

 

Também presente na assinatura da declaração, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDI), Adriano da Rocha Lima, destacou a importância de unir forças para melhorar a pauta de exportações e importações. “Ninguém faz inovação sozinho e, por isso, é fundamental essa cooperação entre países que estamos vendo na Tecnoshow. Temos tecnologia para trocar e absorver, desenvolvendo o Estado de Goiás e, ao mesmo tempo, todos esses países que estão aqui”, apontou.

 

Caiado aproveitou ainda para falar sobre a qualidade dos produtos goianos, em especial, da carne e da soja. “Em Goiás, os animais não tomam anabolizantes ou hormônios. Todos eles são criados dentro de um padrão rígido, que é preocupado em fornecer o que existe de melhor no mercado. Em cada grão de soja, nós temos investido o máximo em tecnologia. Contamos com uma área de pesquisa altamente sofisticada, uma produção que mostra que somos competitivos mundialmente e já superamos a barreira de muitos outros países no mundo”, finalizou o governador.

 

Além do representante de Belarus, também prestigiaram a assinatura do documento para instalação do Pavilhão Internacional da Tecnoshow em 2020: Kim Chan-Woo (Coréia do Sul), José Franco (Bolívia), George Talbot (Guiana), Zoltán Szentgyörgyi (Hungria), Edu Yusup (Indonésia), Ivica Bocevsky (Macêdonia do Norte), ministro Rodrigo Bardonechi (Argentina), Abelino Argueta (El Salvador), Juan Zamora (Espanha) e Nicolás Vellozas (Uruguai).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo