Cursos de Lapidação e Joalheria preenchem todas as vagas no Centro de Gemologia

Com foco na formação profissional de joalheiros e lapidadores de pedras e gemas, o Centro de Gemologia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), gerido pelo Itego Onofre Quinan, no Daia, em Anápolis, iniciou na última semana a primeira edição de 2019 dos cursos de Lapidação de Gemas e de Joalheria. Foram preenchidas praticamente todas as 20 vagas (10 para cada atividade) totalizando 20 alunos por curso no semestre, com duração de 320 horas/aula presenciais.

Nos laboratórios do Centro de Gemologia, onde as aulas são ministradas gratuitamente, foram matriculados egressos não apenas da área de joalheria, alguns que até já exercem a atividade de forma prática, de artesanato ou garimpo, como é lugar comum.

Desta vez matricularam-se profissionais de áreas diversas, como analista de sistema e pedreiro, e também aposentado, todos em busca de formação que lhes garanta reforço na renda familiar e qualificação em mercados potenciais nos municípios em que moram.

A maioria dos aprendizes é do sexo masculino, originários de municípios goianos como Anápolis, Pirenópolis, Cristalina e Abadiânia, onde o curso tem boa aceitação. Mas se interessaram na matrícula também alunos de outros países, como da Argentina e do Uruguai. A predominância é de aprendizes mais jovens, embora adultos e idosos também compareça em todas as edições.

As aulas, teoria e prática, se encerram em 5 de julho, com a conclusão do primeiro curso deste ano. O Governo de Goiás, através da Sedi, oferece um Certificado de Conclusão de curso aos participantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo