Sedi participará da elaboração de Planejamento do APL de Gemas e Joias de Cristalina para os próximos 20 anos

Governo passou a integrar conselho gestor da entidade representativa dos artesãos de Cristalina, que reúne o mais importante setor econômico do município: o artesanato de cristal de quartzo

O presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina-GO, William Francisco Souto, formalizou nesta quinta-feira, 14, junto à Superintendência de Micro e Pequenas Empresas (MPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), a participação efetiva de representante da pasta no Conselho Técnico do Projeto de Planejamento de Longo Prazo para o Desenvolvimento Sustentável do Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas e Joias de Cristalina.

O projeto tem apoio de diversas instituições e entidades e conta com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O superintendente de MPE da Sedi, Marcos Fernando Arriel, indicou o gerente de APL do Artesanato, Eduardo Santos Araújo, para participar e contribuir com a realização do Planejamento para o APL de Cristalina. O Programa conta com diversos parceiros como Sebrae, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), entre outros.

A primeira reunião com os parceiros do Programa APL de Gemas, Joias e Artesanato Mineral será na próxima terça-feira (19), no auditório do SEBRAE, em Cristalina.

Apoio aos artesãos

Hoje, a Associação reúne 60 artesãos do município, e o APL soma mais de 200 participantes.  Segundo o presidente da Associação dos Artesãos, Willian Souto, com a criação do APL o setor teve grande melhoria.

“Vieram as capacitações técnicas e de gerenciamentos. Os artesãos descobriram as feiras e eventos para a divulgação dos seus produtos, surgiu a Feira de Joias, Gemas e Artesanato Mineral de Cristalina, foi construído o Mercado do Cristal, com espaço específico para os artesãos” conta.

A comercialização dos produtos efetivou a participação do setor no desenvolvimento do município, gerando empregos e renda na região.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo