CIOFF Brasil envia convite oficial à Orquestra Jovem de Itumbiara
O Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais – CIOFF Brasil – enviou convite oficial à Orquestra Jovem de Itumbiara para que realize o concerto de abertura do I FIFAT – Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais – em Itamaracá, no estado de Pernambuco, marcado para o próximo dia 5 de novembro.
O convite, enviado ao maestro Emanuel Ferreira, diretor artístico do núcleo de Itumbiara da Rede de Orquestras Jovens de Goiás, é um reconhecimento ao trabalho realizado em menos de um ano, que possibilitou a montagem da orquestra.
O núcleo pioneiro da Rede de Orquestras começou a ser implantado em meados do ano passado e tornou-se uma referência aos outros onze que se seguiram: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Caldas Novas, Catalão, Goiânia/Noroeste, Guapó, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás e Trindade.
O projeto da Rede aposta na qualificação e capacitação de crianças e jovens, com idade entre 8 e 18 anos, de forma gratuita, sendo que os instrumentos musicais são cedidos pelo governo do Estado, que paga também os regentes e professores contratados. As prefeituras locais apoiam as unidades do projeto, de acordo com a demanda de cada uma, oferecendo pessoal e material de limpeza, energia e água e, às vezes espaço físico.
O projeto, iniciado em agosto de 2017, concebido e dirigido pelo maestro Eliseu Ferreira, utiliza a Rede Itego (Rede Pública Estadual de Educação Profissional), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e propõe o ensino profissionalizante de cada instrumento que compõe uma orquestra, além da prática de Canto Coral.
Atualmente trabalham na Rede 140 professores e são beneficiados em torno de 1 mil e 300 alunos, que apresentam como únicos requisitos a faixa etária estabelecida (8 a 18 anos) e comprovante de matrícula no ensino regular.