Governo de Goiás certifica 257 alunos do Programa Sukatech em cerimônia, em Goiânia
Cerimônia celebra inclusão digital, formação profissional e transformação social por meio da tecnologia
O Governo de Goiás certificou, nesta quinta-feira (18), 257 alunos dos cursos gratuitos do Programa Sukatech, iniciativa do Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A cerimônia foi realizada no Auditório da Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia, e reuniu estudantes e familiares.
A formatura marcou a conclusão de cursos nas áreas de Informática Básica, Manutenção de Computadores e Celulares, Social Media e Excel Avançado, atendendo alunos de Goiânia e Senador Canedo. Superintendente de Inovação Tecnológica da Secti, Gabriel Augusto destacou o impacto do programa na vida dos alunos. “O Sukatech é uma política pública que une inovação, inclusão e oportunidade. O programa mostra como a tecnologia pode ser uma ferramenta de transformação social, alcançando jovens e adultos que muitas vezes não teriam acesso a esse tipo de formação”, afirmou.
Entre os formandos, o estudante e estagiário do Sukatech, Ramires Ferreira de Paula Santos, de 16 anos, aluno do curso de Montagem e Manutenção de Computadores e Celulares, celebrou a conquista e as perspectivas futuras. “Eu espero levar esse aprendizado, tanto teórico quanto prático, para a vida e para o mercado. Não só agora, mas também quando eu for adulto, no meu primeiro emprego, entrar nas empresas com esse aprendizado”, afirmou.
Ao todo, 32 formandos são de Senador Canedo e 225 de Goiânia. A programação incluiu ainda o sorteio de seis notebooks recondicionados, reforçando o compromisso do programa com o acesso à tecnologia e a sustentabilidade.
O Programa Sukatech integra as ações do Governo de Goiás voltadas à formação gratuita em tecnologia, promovendo inclusão digital, qualificação profissional e novas oportunidades em diferentes regiões do estado. Desde sua criação, em 2021, o programa formou 2.494 alunos, coletou 1.000 toneladas de resíduos eletroeletrônicos em órgãos públicos de todo o estado e em ações junto à comunidade, recondicionou e doou 2.475 computadores, e impactou mais de 12 mil estudantes por meio de caravanas de educação ambiental no interior de Goiás.
Fotos: André Bianchi
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás


