SIC realiza, em Barro Alto, oficina sobre política mineral goiana

Um panorama da mineração goiana, a importância do bom uso dos recursos minerais e ações sociais das mineradoras da região foram alguns dos temas apresentados na oficina temática do Plano Estadual de Recursos Minerais realizada em Barro Alto, município do Centro Goiano, no dia 30 de março. 

A oficina é uma das etapas de discussão para construção de uma política mineral para Goiás e contou com a presença de gestores municipais e representantes da área mineral do Estado.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito de Barro Alto, Álvaro Machado de Freitas, o prefeito de Crixás, Carlos Seixo, o Presidente da Câmara Setorial de Mineração (CASMIN) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Wilson Borges e os palestrantes Presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás, Luís Vessani e Distrito Federal (SIEEG), Gerente de Assuntos Institucionais e Assuntos Corporativos, Thomas Nemes e o professor da Universidade Estadual de Goiás, Mário César Gomes de Castro. 

Em seu discurso, o prefeito de Barro Alto destacou que uma das maiores preocupações dos prefeitos é como desenvolver o município durante e após a mineração passar pelo município. Ele considera importante discutir estratégias que garantam o bom investimento da Compensação Financeira por Exploração Mineral (CFEM), contrapartida financeira paga pelas empresas mineradoras nos municípios. Já o prefeito Carlos Seixo reiterou a preocupação e apontou que é importante que as cidades mineradoras aproveitem da melhor forma essa atividade. 

Wilson Borges também lembrou que dificilmente uma atividade econômica vai ter o mesmo valor agregado para o município, o que reforça a necessidade de pensar a utilização dos recursos advindos da atividade da melhor forma. A Superintendente de Mineração, Lívia Parreira, fez uma breve explanação sobre como o projeto será construído com apoio da sociedade e parceiros. 

O evento contou com a palestra de Luís Vessani, que trouxe alguns dados que mostram a importância da mineração e como ela muda a economia dos municípios que a recebem, destacando a importância de buscar viabilidade de crescimento da mineração no estado. Ele também explicou sobre como é feita a exploração da empresa Terra Goyana e os desafios para implementação de novos projetos de exploração, sendo um deles a questão energética no estado.  Além dele, Thomas Nemes apresentou a empresa Anglo American e como são realizados alguns projetos de apoio à sociedade.  

O professor Mario Cesar, da UEG, também realizou uma palestra, que teve como tema Mineração como estratégia de desenvolvimento regional. O professor trouxe dados sobre a mineração goiana, também avaliou os dados de desenvolvimento dos municípios com maior arrecadação de CFEM e como esses recursos aparecem aplicados. O professor avaliou que o desenvolvimento da área de mineração tem ocorrido em Goiás, no entanto, tem potencial para ser maior.

Ao final, os participantes puderam fazer perguntas aos convidados sobre os dados apresentados, sugestões de maior participação social por parte das empresas mineradoras e possíveis ações para o setor que devem ser abordadas nos documentos do PERM.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo