Volume de vendas do comércio varejista goiano tem pequeno decréscimo (-0,2%) em abril.
No
mês de abril/2007 o comércio varejista goiano registrou taxa negativa de
crescimento de –0,2% no volume de vendas, abaixo da média nacional que foi de
0,4%. Já a receita nominal, cresceu
1,13% pouco acima da média nacional que foi de 0,8%. A variação considerando
o mês anterior com ajuste sazonal foi de –5,8% no volume de vendas e –5,7%
na receita nominal. Apesar de os
indicadores apresentarem um desaquecimento, o resultado no acumulado do primeiro
quadrimestre do ano é positivo, 5,9% para o volume de vendas e de 7,4% para
receita nominal. Também, atentando-se para a média móvel das variáveis (gráficos
abaixo), percebemos estabilidade na receita e pequeno decréscimo no volume de
vendas. Assim, a priori, o pequeno
desaquecimento no comércio não parece ser um resultado de tendência, mas
efeito isolado de um setor, principalmente, sobre o conjunto, qual seja, o de
equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicações que
obteve resultado negativo de -32,16%.
O
item de maior destaque no comércio varejista goiano foi o setor de artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que apresentou
crescimento de 8,8% no volume e 10,9% na receita nominal. O segmento de livros,
jornais, revistas e papelaria, também apresentou resultados positivos, 4,3% no
volume de vendas e 10,3% na receita nominal.
Por
outro lado os segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática
e comunicações, bem como combustÃveis e lubrificantes, recuaram tanto no
volume de vendas, quanto na receita nominal, obtendo resultados negativos.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motores
partes e peças bem como material de construção, o crescimento no volume de
vendas foi considerável, registrando elevação de 16,2% e na receita nominal
de 16,4%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo o
aumento do poder de compra da população decorrente basicamente do aumento da
massa de salários da economia e da facilitação do crédito para o setor veÃculos.
Considerando
os itens do comércio varejista ampliado, o segmento veÃculos, motores, partes
e peças continuam liderando entre os itens pesquisados, com crescimento
considerável no volume de vendas, 48,8%, e na receita nominal de 44,2%,
resultados influenciados pela renda disponÃvel e pelo acesso ao crédito,
devido às boas perspectivas do cenário econômico. O segmento material de
construção apresentou crescimento no volume de 2,6% e na receita nominal de
7,8%.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
abr
|
No
|
abr
|
No
|
|
CombustÃveis
|
6,6
|
5,3
|
-0,7
|
-0,4
|
Hipermercados
|
4,2
|
6,4
|
-2,3
|
4,8
|
–
|
4,4
|
7,3
|
-2,4
|
4,8
|
Tecidos,
|
4,3
|
6,1
|
-4,3
|
0,7
|
Móveis
|
13,1
|
18,5
|
2,1
|
12,8
|
Artigos
|
8,1
|
6,0
|
8,8
|
5,8
|
Livros,
|
8,6
|
5,8
|
4,6
|
-2,6
|
Equipamentos
|
25,6
|
21,6
|
-32,2
|
-17
|
Outros
|
23,5
|
22,3
|
2,8
|
8,7
|
Comércio
|
7,5
|
9,2
|
-0,2
|
5,9
|
VeÃculos,
|
33,9
|
21,3
|
48,8
|
30,4
|
Material
|
11,0
|
7,2
|
2,7
|
2,7
|
Comércio
|
14,9
|
12,6
|
16,2
|
14,5
|
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Fev
|
No
|
Fev
|
No
|
|
CombustÃveis
|
1,0
|
1,5
|
-5,3
|
-5,9
|
Hipermercados
|
8,0
|
9,1
|
1,4
|
6,6
|
–
|
8,2
|
10,0
|
13,2
|
11,1
|
Tecidos,
|
8,1
|
10,6
|
-0,9
|
5,2
|
Móveis
|
9,0
|
13,5
|
1,4
|
11,8
|
Artigos
|
10,6
|
10,0
|
10,9
|
8,8
|
Livros,
|
9,3
|
7,2
|
10,3
|
3,0
|
Equipamentos
|
8,8
|
5,6
|
-39,5
|
-25,5
|
Outros
|
18,4
|
17,5
|
5,1
|
12,1
|
Comércio
|
8,2
|
9,4
|
1,1
|
6,1
|
VeÃculos,
|
31,1
|
18,5
|
44,2
|
26,9
|
Material
|
15,0
|
10,8
|
7,8
|
7,7
|
Comércio
|
15,1
|
12,2
|
16,5
|
13,9
|
Fonte:
|
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Eduiges Romanatto
Marcos Fernando Arriel
Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha